6 dicas para aumentar de vez a captação de alunos da sua escola infantil!

Uma dúvida frequente entre os gestores e coordenadores de escolas infantis é como desenvolver estratégias de captação de alunos de forma prática e que apresente resultados concretos. Afinal, para que uma escola mantenha-se funcionando da melhor maneira possível, é preciso captar — e também reter — alunos em quantidade significativa.

Além disso, é válido ressaltar que o mercado encontra-se cada vez mais competitivo, sendo fundamental que esses gestores apostem em investimentos e ações que busquem também destacar a escola perante as outras. É preciso, assim, deixar claro por que os pais devem matricular e manter os filhos na sua escola infantil.

Para fazer com que isso aconteça, separamos no post de hoje seis dicas para auxiliar no desenvolvimento das melhores ações de captação de alunos em sua escola infantil. Acompanhe!

1. Deixe claro o diferencial da sua escola infantil

A sua escola infantil provavelmente tem um diferencial, não é mesmo? Trata-se de uma ou mais características fundamentais para tornar a sua marca reconhecida na presença de inúmeras outras.

A escola conta com corpo docente altamente qualificado? Oferece maior carga horária e o ensino de um terceiro idioma? Investe em infraestrutura e tecnologia de ponta? Utiliza uma metodologia inovadora?

Tudo isso pode ser utilizado a seu favor ao realizar a divulgação da escola, de modo a captar aqueles que se identificam com as suas propostas — afinal, é comum que eles se aproximem e busquem conhecer de perto aquilo que você oferece.

2. Invista em divulgação para a captação de alunos

De nada adiantará identificar e explorar todos os diferenciais da sua escola se eles não forem divulgados da maneira adequada. Se a comunidade — e especialmente os pais de alunos — não souber o que acontece dentro da escola, dificilmente vai lembrar da sua marca quando estiver procurando escola de qualidade para seus filhos.

Dessa forma, explore os diversos mecanismos de divulgação disponíveis e, por meio de pesquisas, selecione aqueles que façam mais sentido para a sua escola. Você pode investir tanto nos veículos mais tradicionais — como televisão, rádio, outdoors e impressos — quanto no principal meio de promoção dos dias de hoje, a internet.

Aqui, uma dica interessante é manter também uma página bem estruturada e atualizada da escola em redes sociais como o Facebook, de modo a compartilhar conteúdos que tenham a ver com a sua proposta e estabelecer um canal de comunicação eficiente com os pais, a comunidade e as demais pessoas interessadas em conhecer a sua escola.

Adiante mostraremos outras vantagens que as redes sociais podem trazer para a sua escola no que diz respeito à captação de alunos.

3. Conte com o auxílio das redes sociais

Nos dias de hoje, as escolas que não têm presença on-line dificilmente conseguem divulgar todo o seu potencial e captar novos alunos.

Os sites, blogs e redes sociais são ferramentas amplamente utilizadas por todos os segmentos da sociedade, portanto estar fora delas é como fechar um canal essencial de divulgação e comunicação entre escola e pais de futuros alunos.

Sendo assim, certifique-se de estar presente nas principais redes e publique conteúdos relevantes e que incentivem o diálogo e o engajamento. Além disso, lembre-se de que esses conteúdos devem ter como foco principal a qualidade.

Caso contrário, você não conseguirá atrair a atenção do público de interesse (como pais, familiares e comunidade) e, consequentemente, não se relacionará com eles, perdendo a chance de captar novos alunos para a sua escola infantil ou até mesmo retê-los.

4. Insira os pais no cotidiano da escola infantil

Trazer os pais para dentro do ambiente escolar — além de essencial para o desenvolvimento do aprendizado e para o bom funcionamento da escola — é um excelente mecanismo de captação e retenção de alunos.

Promova visitas para aqueles pais que se mostrarem interessados em conhecer a sua escola. Certifique-se, no entanto, de estar preparado para recebê-los da maneira mais acolhedora possível e por meio de um atendimento de qualidade, mostrando-lhes toda a infraestrutura do local e respondendo a todas as dúvidas que surgirem.

No que diz respeito à retenção e fidelização de alunos, trazer os pais para dentro do ambiente escolar é também uma ação eficaz. Você pode fazer isso por meio de:

  • reuniões periódicas com os pais;
  • eventos para a exposição de trabalhos dos alunos;
  • eventos familiares e que envolvam a comunidade;
  • ampliação dos canais de comunicação com os pais.

5. Compartilhe depoimentos e histórias sobre a escola

As histórias de sucesso são fundamentais para a captação de alunos. Afinal, quando os pais procuram uma escola de qualidade para matricular os seus filhos, poder contar com cases de sucesso é um diferencial e tanto para a sua escola, não é verdade?

Dessa forma, compartilhe em suas redes sociais ou veicule propagandas que tenham depoimentos dos pais de ex-alunos, mostrando como a escola foi fundamental para que seus filhos traçassem caminhos promissores.

Caso a sua escola tenha uma história interessante para ser contada, não a deixe de fora dessa estratégia! As histórias tornam as empresas mais humanas e por meio delas é possível transmitir para o público os valores e trajetórias que fazem da sua escola um estabelecimento de ensino infantil de qualidade.

6. Conte com um software para gestão escolar

Os softwares especializados para a gestão escolar são ferramentas-chave no que diz respeito à captação — uma vez que podem corresponder a um diferencial atrativo e interessante para os pais — e retenção de alunos já matriculados.

A matrícula on-line, o cadastro de interessados, o envio de mensagens (SMS, e-mail ou notificação no smartphone) e as informações acadêmicas/financeiras no portal de pais/alunos ou em aplicativo para celulares são exemplos de recursos que otimizam alguns processos e ainda facilitam a comunicação entre pais e escola.

Agora, que você já tem em mãos algumas das práticas fundamentais para a captação de alunos, não deixe de desenvolvê-las em sua escola infantil. Os resultados dessas ações certamente serão positivos, trazendo, além de mais alunos, mais divulgação, credibilidade e retenção de alunos para a sua escola.

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