Aprenda a estimular a proatividade de professores

A sua rotina é agitada e você não consegue mais dar conta de todas as obrigações da escola? Talvez esteja na hora de buscar ajuda da sua equipe. Estimular a proatividade dos professores e demais colaboradores é uma excelente maneira de obter melhores resultados no ambiente de ensino e dividir algumas tarefas com outras pessoas.

Como consequência, você perceberá que novas ideias podem surgir para oferecer um ensino diferenciado e de qualidade para os seus alunos. Quer ver algumas dicas de como estimular a proatividade? É só continuar a leitura!

O que é proatividade?

De acordo com o dicionário, proatividade é a “capacidade que alguém tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam”.

Seguindo essa lógica, uma pessoa proativa é aquela que busca se antecipar em relação às situações. Ela tem foco para se comprometer com os resultados e procura maneiras para resolver problemas sem que alguém solicite sua ajuda.

As pessoas proativas não oferecem benefícios apenas para elas, mas para todos que fazem parte do seu dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional. Isso porque elas têm a capacidade de influenciar comportamentos e promover melhorias dentro do ambiente que as cerca.

Esse tipo de profissional costuma trazer ideias para o espaço de trabalho e procurar novos caminhos para alcançar objetivos ainda melhores. Em uma escola, por exemplo, um professor proativo pode encontrar uma maneira diferente de atrair a atenção dos alunos para determinado conteúdo.

Como estimular a proatividade dos professores?

Em primeiro lugar, é preciso entender que algumas pessoas têm mais facilidade para tomar iniciativa. Isso está muito relacionado à personalidade do indivíduo.

Além disso, para que os professores sejam proativos eles precisam ter liberdade de dialogar e apresentar sugestões para a escola. Quando o funcionário é muito reprimido, ele acaba perdendo a vontade de tomar a iniciativa para fazer algo diferente. Então, confira algumas dicas de como estimular a proatividade na escola:

Qualifique os professores

É claro que um profissional da educação já possui um curso superior. Porém, se ele parar de estudar ficará desatualizado sobre as novidades do mercado e perderá excelentes oportunidades de trocar experiências com outros profissionais.

Por esse motivo, cabe ao gestor da escola incentivar seus professores para que busquem a atualização profissional. Em alguns casos, você pode convidar alguns palestrantes para dar orientações no próprio ambiente de trabalho.

Outra maneira de incentivar a capacitação profissional é a oferta de bolsas de estudo para os professores, com auxílio para o pagamento das mensalidades.

Lembre-se, contribuir para o desenvolvimento do professor vai ajudá-lo a trazer mais resultados para a sua escola, com aplicação de novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas.

Estimule a habilidade de liderança

Cabe ao gestor da escola estimular a liderança entre os educadores. Como assim? Se a cada nova ideia que um profissional traz para você a resposta for não, quantas vezes esse professor tentará fazer alguma mudança?

Então, o primeiro passo é permitir a troca de informações e se mostrar aberto para ouvir as sugestões dos outros. Você pode estabelecer um encontro semanal para estimular a participação dos professores e a troca de experiências.

Ademais, você pode criar oportunidades para que os professores comecem a demonstrar as habilidades de liderança. Por exemplo, estabelecer que uma vez por semana um profissional será responsável por apresentar uma atividade diferente que pode ser aplicada com os alunos.

Assim, os professores precisarão fazer pesquisas no tempo livre, conversar com outros profissionais e desenvolver a criatividade.

Reconheça o bom trabalho

Quantas vezes você já parabenizou um professor pelo excelente trabalho que ele realiza? As palavras positivas podem ter um efeito transformador no ambiente escolar.

Ao elogiar alguma iniciativa de um professor, você abrirá espaço para que outros profissionais também desejem se destacar e trazer novidades. Além do mais, a prática contribui para dar ainda mais confiança e motivação ao educador.

Sendo assim, procure reconhecer o trabalho realizado com êxito pelos seus professores, as ideias que trouxeram bons resultados para a escola e o envolvimento deles com a turma. Profissionais motivados costumam contribuir para o crescimento da escola e o aprendizado dos alunos.

Promova atividades em equipe

Incentive os professores a desenvolverem atividades em grupo na escola. Por exemplo, durante uma festa junina os professores do maternal 1 e 2 podem se unir para criar uma apresentação aos pais.

Também podem ser feitos encontros de leitura, em que os alunos maiores passam a contar histórias para os menores. Dessa forma, os professores passam a interagir mais e trocar informações sobre seus alunos.

As atividades em grupo não precisam ficar apenas na sala de aula. Os professores podem ser convidados a participar de oficinas em grupo para estimular o bom convívio na escola.

Consequentemente, se algum educador precisar de ajuda para alguma situação ele terá mais liberdade para procurar orientações de outros colegas.

Reduza o tempo dedicado ao trabalho burocrático

A falta de tempo dificulta que as pessoas sejam criativas e prestativas, pois elas precisam dar mais atenção às obrigações que têm a cumprir. Por isso, uma maneira de estimular a proatividade é por meio da diminuição do trabalho burocrático na escola.

Por exemplo, em vez de solicitar que os professores façam o planejamento de aula à mão, você pode disponibilizar ferramentas para automatizar esses processos do dia a dia. Isso economiza tempo e permite que os profissionais pesquisem novas estratégias para aplicar em sala de aula.

Saiba dar feedbacks

O gestor de uma escola tem a importante função de saber se relacionar com os pais dos alunos, professores e crianças. Por isso, ele também pode observar melhor as atitudes dos educadores e as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula.

Logo, é importante repassar um feedback para os professores sobre a atuação deles na escola, as opiniões dos pais e o que pode ser melhorado.

Viu como é fácil estimular a proatividade na escola? Assim, você consegue aperfeiçoar ainda mais a educação oferecida para seus alunos, com práticas inovadoras.

Quer entender como fazer uma avaliação de professores? Confira o post que preparamos sobre o assunto!