Veja a importância da capacitação de professores de forma contínua

Todo o processo de ensino-aprendizagem implica na boa articulação entre teoria e prática, envolvendo todos os alunos e mantendo os professores motivados. Nesse sentido, garantir um ensino de qualidade demanda a capacitação de professores de forma contínua.

Atualmente, somos bombardeados de informações por meio dos veículos de mídias sociais e outras tecnologias. Esses dados são importantes no dia a dia do ser humano, implicando na necessidade do conhecimento aguçado de toda a equipe docente em relação às atualidades e tecnologias que permeiam a educação infantil.

Justamente por isso, investir nesse processo de forma contínua auxiliará os professores a criarem mecanismos de enfrentamento contra essas e outras dificuldades, bem como manterá os alunos motivados e ativos durante todo o processo de aprendizagem.

Você quer conhecer mais sobre a importância da capacitação de professores contínua nas escolas? Neste artigo separamos as dúvidas mais comuns sobre ela para você garantir um ensino de qualidade. Boa leitura!

O que é a capacitação de professores contínua?

O processo de ensinar acompanha as mudanças sociais e contextuais ao longo da história, tendo em vista a constante atualização de práticas pedagógicas na ciência. Por isso, é de extrema importância que os professores estejam atentos às mudanças teóricas, práticas e científicas que ocorrem na sua área de atuação, e é disso que se trata a capacitação contínua.

Ela nada mais é do que o estímulo e acesso às novidades do universo educacional para os professores, mantendo seus conhecimentos em constante aprimoramento, por meio de cursos, workshops, eventos e palestras disponibilizados pela escola.

É sabido que existem muitas dificuldades durante o dia a dia do professor, que prejudicam uma busca ativa por capacitações e aprimoramentos técnicos — como a falta de tempo —, resultando em uma dificuldade ainda maior para lidar com os desafios de ensinar, como a desmotivação dos alunos, a falta de apoio educacional e os funcionamentos escolares muito limitantes.

Você já deve ter percebido que não basta o professor ter uma graduação e estar formado, sendo necessário um conhecimento a mais que traga destaque para o seu ensino. É aqui que, novamente, a capacitação continuada atua, com espaços para debates, aprimoramentos, treinamentos, conversas, discussões e encontros de professores ao redor de um tema relacionado a um desafio da prática docente.

Por exemplo, se a sua escola encontra dificuldades para lidar com a falta de alunos, proporcionar espaços para a promoção do conhecimento sobre técnicas inovadoras de captação de alunos auxilia no desenvolvimento de novas ações educacionais que aumentam o seu fluxo.

Com esses momentos, os professores aprendem sobre algo diferente que pode — e deve! — ser utilizado no seu dia a dia organizacional, proporcionando um ensino diferenciado que alinhe os novos conhecimentos às técnicas já aprendidas na graduação.

Como incentivá-la?

É muito comum compreender a qualificação profissional como algo da responsabilidade do professor. Mas não se pode esquecer o papel ativo da gestão escolar nesse processo. Em uma relação dialética, o corpo docente e a equipe de gestão devem estar dispostos a transformarem as práticas de ensino de acordo com os valores e as missões da escola.

Assim, não basta somente o professor estar interessado em realizá-la ou a escola propor treinamentos, é preciso que esses dois aspectos estejam em constante harmonia, gerando um consenso sobre a real necessidade do espaço que é construído para proporcionar resultados eficientes.

Nesse sentido, existem diversas práticas que a escola pode realizar para capacitar a equipe de profissionais, que podem ser realizadas dentro do espaço pedagógico, ou não, como reuniões, grupo de estudos e debates, discussões de estudo de caso e supervisão pedagógica.

Além disso, é sempre interessante convidar outros profissionais que possam promover palestras, cursos e workshops diferenciados para os professores, tendo em vista a melhora na motivação profissional e no interesse do corpo docente em participar dos projetos de treinamentos.

Para facilitar a compreensão, separamos algumas formas que podem ser alinhadas no seu dia a dia escolar, que facilitam a promoção da capacitação de professores. Confira!

Cursos a distância

Um dos grandes desafios escolares é o tempo. Muitas vezes, o planejamento é ideal, os objetivos estão claros, as metas estão definidas, mas não existe tempo hábil para resolver as situações.

Então, como alinhar os processos de treinamentos contínuos sem prejudicar o tempo que já é escasso? Uma excelente forma é promover cursos a distância, que facilitam o acesso e o interesse dos professores, já que podem ser acessados na melhor hora do profissional.

Além de ser uma ótima ferramenta para incentivar novas técnicas pedagógicas, existem diversas temáticas que podem ser abordadas em cursos a distância, como resolução de conflitos, produtividade e proatividade de professores, inovações tecnológicas no ensino, atualizações científicas sobre a área lecionada, desenvolvimento da capacidade decisiva e muitos outros.

Aulas presenciais

No entanto, se existe a possibilidade de promover aulas presenciais na sua escola, aproveite! Esses encontros garantem uma troca intensa de conhecimento, proporcionando debates enriquecedores que transformam a qualidade de ensino.

Além disso, você pode pesquisar outras instituições que realizam capacitações para professores voltados à sua dificuldade e incentivar o seu corpo docente a realizar um curso no contra turno, facilitando o acesso ao conhecimento.

Ainda, é possível estimular a realização de uma pós-graduação para os profissionais iniciantes, que encontram mais dificuldades no seu dia a dia escolar. Com isso, você proporciona o apoio institucional, fortalecendo a confiança entre corpo docente e gestão, assim como a ampliação de técnicas inclusivas e inovadoras que poderão ser aplicadas na sua escola.

Reuniões de discussão

Outra possibilidade é proporcionar reuniões de discussões e debates com estudos de casos. Isso porque os professores carregam consigo uma bagagem muito grande de experiência —  mesmo com pouco tempo de atuação —, pois estão em constante contato com a realidade do aluno.

Promover espaços em que a equipe docente possa discutir casos e encontrar soluções em conjunto é uma excelente forma de estimular o vínculo entre os profissionais da sua escola, bem como aprimorar o conhecimento de cada professor.

Além disso, você possibilita o surgimento de novas técnicas e metodologias de ensino que podem transformar a qualidade da sua escola, diminuindo a evasão e a inadimplência.

Workshops

Os cursos, as aulas e os debates são fundamentais para solidificar a base de ensino de cada professor, aprimorando as teorias e os conceitos a serem seguidos. Assim, montar um espaço em que a prática docente seja o foco, também é fundamental.

Durante os workshops, os professores experimentam diferentes atividades que podem ser aplicadas na sala de aula. Elas são realizadas de acordo com os temas recorrentes da sua escola, para resolver de forma prática e efetiva as dificuldades e, também, promover acesso a outros conhecimentos que potencializam e aprimoram a prática educacional.

Em escolas que apresentam dificuldades pontuais e de difícil manejo, realizar esse momento com pessoas convidadas é a alternativa ideal para criar formas de enfrentamento eficientes.

Por exemplo, um tema muito interessante que pode ser trabalhado em um workshop é a gestão do tempo do professor, um dos grandes desafios escolares. É possível convidar especialistas no assunto, abordando temas como planejamento, organização, distribuição de carga horária, entre outros, auxiliando toda a equipe a lidar bem com esse problema.

 

Sistema de gestão escolar infantilPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *