Como montar uma colônia de férias infantil?

Montar uma colônia de férias infantil é uma ótima iniciativa para tornar mais produtivo esse período tão importante. Utilizar o tempo livre para proporcionar diversão é algo de imenso valor. Mas, para que tudo dê certo, é necessário fazer o devido planejamento.

Nele, é preciso definir um programa de atividades, explicando detalhadamente cada uma delas. Será a qualidade dessa programação que vai atrair os pais e alunos.

Para mostrar como fazer isso e detalhar as demais ações necessárias para montar uma colônia de férias infantil, criamos uma série de tópicos sobre o tema e convidamos você a acompanhá-los conosco. Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Prospecção de interessados

Para determinar a forma de prospectar interessados, é importante trabalhar sob dois vieses: o do interesse natural e da preocupação. As crianças naturalmente têm o interesse em participar, e muitos pais compartilham dessa ideia.

Porém, os responsáveis têm uma série de preocupações, e isso é perfeitamente compreensível. Por esse motivo, para montar uma colônia de férias que possa ser um sucesso, é necessário estar aberto ao diálogo e sanar qualquer dúvida com os pais.

Isso os deixará mais tranquilos e tornará mais fácil o processo de prospecção, incluindo a entrada de novas crianças por indicação dos próprios pais (um amigo, parente, etc). Por isso, é altamente recomendado focar no detalhamento das suas atividades.

Também é importante levar em conta o fato de que as crianças estarão de férias, o que dificulta a comunicação presencial para prospectar interessados. Portanto, algumas medidas são importantes para garantir uma publicidade eficiente junto a pais, responsáveis e outros. Confira quais são elas:

  • começar a divulgação antecipadamente (último mês de aula, por exemplo). Dessa forma, é possível realizar um contato mais próximo;
  • entregar um bilhete promocional ainda no período letivo, convidando os pais e as crianças para esse momento especial;
  • endereçar carta registrada, informando a realização da colônia;
  • enviar divulgações aos pais via e-mail, colocando o canal à disposição para sanar dúvidas;
  • posicionar um banner no site oficial da escola (se houver) como meio de divulgar o evento.

Benefícios para as crianças

Apresentar os benefícios da participação da criança em uma colônia de férias infantil é uma ação importante. Assim, a escola tem mais chance de os pais aprovarem a ida dos seus filhos e filhas. Confira os principais benefícios desse envolvimento para as crianças:

Autoconhecimento

A infância é uma fase de descoberta do mundo, das verdades sobre a vida e, principalmente, de si mesmo. As colônias, por meio de tarefas específicas, são capazes de ajudar na promoção do autoconhecimento.

Isso ocorre especialmente pela realização de brincadeiras até então desconhecidas para as crianças, as quais permitirão que elas se testem e observem o seu próprio comportamento. Com isso, é possível despertar novos interesses e visões sobre o mundo.

Estimulo à criatividade

As crianças são muito criativas, mas isso não tira a necessidade de estimulá-las e direcionar essa criatividade de forma produtiva. Para isso, não é preciso recorrer a muitos recursos tecnológicos, pois simples jogos presenciais já possibilitam essa estimulação.

Um passeio, a exploração de um novo ambiente ou um jogo. Todos são gatilhos para estimular a criatividade e permitem que não só a criança, mas todos tenham que “pensar fora da caixa”.

Descoberta de habilidades

Descobrir uma habilidade é algo de grande valia para o desenvolvimento da criança. As atividades de uma colônia de férias infantil são voltadas para esse ponto, em grande parte por serem diferentes daquelas realizadas na escola.

A criação de um programa bem variado é essencial para a realização da colônia. Um programa que possa incluir musicalização, teatro, culinária, jogos, dança, entre outras atrações. É indicado proporcionar situações que, mesmo que sejam um complemento do que a criança vivencia no cotidiano, tenham uma abordagem diferenciada.

Contato com a natureza

Por viverem em perímetros urbanos, muitas crianças têm pouco contato com a natureza. Participar de uma colônia de férias infantil é também uma forma de aumentar esse contato e explorar boa parte das belezas que a natureza proporciona.

Não se trata de uma fuga da realidade, mas da descoberta de um novo universo. Essa descoberta ajuda a mostrar a importância que o meio ambiente tem em nossas vidas e como ele impacta o nosso cotidiano.

Tudo isso acaba sendo uma forma de conscientizar as crianças (e também os pais) sobre a importância de cuidar da natureza. Por esses aspectos, a colônia consegue promover a conscientização e o maior contato da criança com a natureza, de forma divertida e atrativa.

Relaxamento do corpo e mente

O cotidiano é muito estressante para todos nós, e as crianças, infelizmente, não ficam fora disso. Além da correria do dia a dia, elas passam por mudanças de fase e descobertas que acabam trazendo preocupações.

Ir para uma colônia de férias infantil é desfrutar da oportunidade de relaxar o corpo e a mente, algo tão importante para espairecer, deixar de lado o estresse e ter mais controle emocional. Permitir à criança sentir esse descanso mental e físico causa um impacto bastante positivo para o seu desenvolvimento. Como consequência, será gerada uma ansiedade positiva: a espera pela chegada da próxima colônia de férias!

Benefícios para a escola

Além dos benefícios para as crianças, uma colônia de férias infantil proporciona benefícios para escola. Vamos conferir quais são?

Contato fora do ambiente escolar

Ter contato com as crianças fora do ambiente escolar rompe um pouco a formalidade existente nas relações com os pais e permite descobrir mais sobre os alunos. Analisar o comportamento deles permitirá, além da melhora da convivência, utilizar os dados dessa observação para elaborar atividades mais interessantes na volta às aulas.

Divulgação espontânea

Caso seja permitida a participação de crianças que não sejam alunos da escola, isso acaba sendo uma maneira de divulgar o trabalho para os pais. Todos buscam um local de qualidade para os seus filhos, e a colônia de férias infantil, quando bem-feita, torna-se um ótimo cartaz e aumentando as chances da escola captar mais alunos durante o período de matrículas.

Oportunidade de fazer a diferença

Talvez o ponto mais priorizado pelos pais em relação à escola de seus filhos é a forma como as crianças são tratadas pelos profissionais. A colônia de férias é uma forma de demonstrar que a escola está engajada em fazer a diferença e oferecer o melhor para os seus alunos, inclusive fora do período letivo.

Com toda a certeza, esse quesito fará com que você ganhe pontos com os pais e aumente os níveis de satisfação.

Forma de monetização

Uma renda extra para a escola sempre é bem-vinda, e a colônia de férias não deixa de ser uma forma de monetização. Não que o lucro esteja em primeiro lugar na hora de criar um programa como esse, mas ele acaba sendo uma vantagem inerente. Portanto, é importante fazer um planejamento financeiro que permita um bom retorno desse projeto.

Como você viu, montar uma colônia de férias infantil é um trabalho que vale muito a pena. Depois de realizar a primeira, as outras ficarão mais fáceis, já que você saberá como a colônia funciona na prática e o que dá certo ou não com os seus alunos.

Quer receber outras dicas incríveis sobre educação? Então, assine a nossa newsletter, pois ela está recheada de conteúdos valiosos (e gratuitos). Aproveite!