Colônia de férias online inspiram atividades lúdicas na escola

Plano de aula segundo a BNCC

Até o ano passado as férias escolares eram sinônimo de muita aglomeração da criançada: viagens para a praia, idas aos parques, passeios nos shoppings e, claro, as tradicionais colônias de férias com muitas crianças pulando juntas e se divertindo.

Mas, com a pandemia do Coronavírus tudo mudou e as famílias foram obrigadas a levar para o ambiente online muitas coisas que faziam somente no presencial. Algumas atividades nunca imaginadas nesse formato digital, de repente, ganharam adaptações, permitindo que as crianças continuassem aprendendo, interagindo com os colegas e se divertindo.

É nesse contexto que surgem as colônias de férias online. Uma alternativa às colônias presenciais que em 2021 não podem acontecer por causa do risco de contaminação do coronavírus. Há diversos modelos funcionando e fazendo muito sucesso com as crianças e que podem servir como inspiração para atividades lúdicas nas escolas. 

Entenda o conceito de colônia de férias online

Uma colônia de férias online nada mais é do que uma versão adaptada e digital de uma colônia presencial. Assim como a tradicional, a online pode ter vários modelos, que vão desde a inspiração nos acampamentos de verão norte-americanos até dias inteiros de brincadeiras, jogos, contação de histórias e apresentações culturais. 

É uma proposta nova, mas que tem ganhado o público infantil, que hoje é formado por nativos digitais e que são, portanto, muito habituados à vida no mundo online. 

As colônias de férias online também podem seguir a linha educativa, unindo brincadeira e aprendizado. A ideia é aproveitar o tempo de ócio da criança e estimulá-la a aprender se divertindo, sem o peso de ser uma atividade escolar.

Quais os benefícios para as crianças?

Você pode estar se questionando se eventos como esses fazem sentido, num contexto em que as crianças já estão constantemente expostas a atividades e entretenimento digitais. 

A grande questão é que as colônias de férias online são eventos direcionados e criados com objetivos mais sólidos do que apenas “distrair” a criançada. Veja alguns benefícios:

Interação com outros

Um dos prejuízos do isolamento social causado pela pandemia é a perda da interação com os outros. Para as crianças isso é ainda mais preocupante, tendo em vista que estão se desenvolvendo e precisam dessa proximidade para aprenderem os limites entre elas mesmas e os demais

Na colônia de férias elas têm a oportunidade de conviverem digitalmente com diversas outras crianças, num ambiente de descontração. É um convívio espontâneo e não guiado, como acontece, por exemplo, nas aulas online.

Estimula a experimentação

Diversas propostas de colônias de férias online levam as crianças a experimentarem coisas novas, o que é essencial para o crescimento delas. Seja uma nova atividade, um exercício diferente ou uma tarefa que exige o uso de criatividade ou resolução de problemas. Como tudo isso é proposto em um ambiente de diversão, as crianças ficam mais abertas e aprendem o que talvez não conseguiriam em uma aula tradicional na escola.

Formação Contínua

Garantia de diversão segura

As colônias de férias online são também para a pura diversão das crianças, que precisam desse momento de lazer no recesso escolar. E a principal vantagem é que se trata de uma diversão segura na internet. Nesse ambiente, que é guiado por especialistas, os pais não precisam se preocupar se as crianças terão acesso a conteúdos impróprios ou estarão interagindo com criminosos. Elas estão livres para brincar e fazer amigos!

Se inspire em 5 atividades para a colônia de férias online

Promovidas – de forma gratuita ou paga –  pelas próprias escolas, por artistas do universo infantil e até por grandes marcas, as colônias de férias online são para todos os gostos. Há modelos que contam com programações intensas na semana e outras que duram apenas um dia. Além disso, há diversas atividades online que podem ser incorporadas na rotina de férias das crianças e que podem ser sugeridas às famílias. Veja alguns exemplos:

Colônia de férias online DinoMundi

Essa é uma proposta de colônia de férias gratuita criada pela Immplay, empresa especializada em tecnologia para brinquedos. Ela é inspirada nos tradicionais acampamentos de verão, muito comuns nos Estados Unidos, e propõe atividades em grupo diariamente das 8h30 às 16h. 

A partir de uma história de aventura com a abertura de um portal na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, as crianças são convidadas a fazerem uma série de atividades. E não são apenas ações online: elas também são incentivadas a gastarem um tempo com a família, tirarem uma soneca, lerem um livro e meditar, por exemplo. 

Para participar basta se inscrever na página do DinoMundi.

Despluga Aí: do online para o offline

A rede de escolas de programação Happy Code criou um modelo diferenciado para a diversão das crianças nesse período em que as escolas estão fechadas. A plataforma Despluga Aí, que propõe uma série de atividades offline que usam raciocínio lógico e estimulam a experimentação com o “faça você mesmo”.

Espetáculos culturais online

Diversas instituições ligadas à cultura no Brasil estão disponibilizando apresentações online. É o caso do SESC, que criou o Sesc Ao Vivo para crianças. Os espetáculos infantis podem ser vistos no canal do YouTube da instituição. A mesma iniciativa teve a Oi Futuro, que está disponibilizando peças infantis online em seu site

Contação de histórias

Durante a quarentena diversos artistas se destacaram nos mais diferentes canais online com a prática de contação de histórias. Essa é uma ótima atividade para as crianças nas férias, pois além de trazer diversão ainda mantém o contato com a literatura. Entre esses artistas está Samara Rosa, que faz lives em sua página no Instagram @samaracontadora e dá dicas de livros com protagonismo negro. 

Outra iniciativa de contação de histórias é o podcast “Deixa que Eu Conto”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Ele traz narrativas indígenas, ribeirinhas e quilombolas, incentivando as crianças a conhecerem mais da cultura amazônica.

Brincando no museu

Os museus são outro importante espaço cultural que ficou mais distante das crianças nesse período de quarentena. Mas, há diversas propostas de ações online. Uma delas muito divertida é do Museu Light da Energia, que fica no Rio de Janeiro. O espaço cultural criou uma série de atividades para as crianças com jogos online sobre eletricidade e atividades manuais, como construir uma lanterna de sucata e uma pilha de limão.

Gostou das dicas para fazer uma boa colônia de férias online? Confira também um calendário repleto de dicas de atividades para trabalhar com as crianças dentro e fora da sala de aula!

 

Curriculo segundo os campos de experiência da BNCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *