Como fazer um planejamento escolar eficiente para pequenas escolas infantis?

Administrar corretamente uma pequena escola é um desafio para a maioria dos diretores e/ou donos. Muitos encontram problemas com a comunicação com os pais dos alunos, com o controle da inadimplência e, ao mesmo tempo, têm que manter a qualidade do ensino. Esses problemas podem ser amenizados se você fizer um planejamento escolar eficiente.

Pense em como seria bom ter a parte financeira controlada, desenvolver um bom relacionamento com os pais e ainda conseguir captar novos alunos.

Refletir nesses benefícios torna ainda mais atraente a ideia de fazer um planejamento de educação infantil. Quer saber como? Então, continue lendo o nosso post. Você não vai se arrepender!

Entenda o que é planejamento escolar

Muitos entendem que o planejamento escolar é apenas relevante para as pessoas diretamente envolvidas com a área pedagógica. É verdade que ter uma boa grade curricular e cumprir com ela é muito importante para manter a qualidade do ensino. No entanto, o planejamento de educação infantil vai além disso.

Devem ser considerados todos os pontos administrativos e a melhor forma de envolver os pais e corpo docente da sua escola nos objetivos que foram definidos.

Valorize o planejamento de educação infantil

Não fazer um planejamento escolar eficiente pode resultar em uma sobrecarga de trabalho para você e sua equipe, comprometer a qualidade dos serviços oferecidos, gerar um desconforto nos pais e diminuir a credibilidade da sua escola no mercado.

A partir desse momento, o número de alunos da sua instituição pode começar a cair e, junto ao baixo número de alunos, podem surgir problemas financeiros. Com o objetivo de evitar esses problemas, deve ser feito um planejamento de educação infantil eficiente, que seja capaz de deixar você e a sua equipe satisfeitos com os resultados alcançados.

Prepare um planejamento eficiente

Muitos sabem a importância de planejar todo o ano letivo, mas acabam esquecendo de levar em conta a realidade em que vivem. Consequentemente, muita coisa que foi planejada pode acabar não sendo seguida.

Procure fazer um planejamento eficiente e que seja realista. Para isso, você pode:

  • definir junto à sua equipe os objetivos para o ano letivo;
  • montar estratégias que ajudem a alcançar os objetivos propostos;
  • prestar atenção naquilo que precisa ser mudado ou adequado à nova necessidade.

Não se esqueça que você deve se certificar de alguns pontos. São eles:

  • se os objetivos e valores estão claros a todas as pessoas que trabalham com você;
  • verificar em que situações os seus objetivos serão atingidos e aplicáveis;
  • montar um plano de trabalho que alinhe as suas estratégias aos seus objetivos.

Mensure e registre os resultados

Ao fazer um bom planejamento escolar é muito importante definir prazos para avaliar quais são os resultados que você está colhendo por todo o trabalho feito.

Desenvolver um projeto e não ver o resultado pode ser frustrante, tanto para você como para sua equipe. Então, mantenha uma boa comunicação com eles e elogie os esforços do seu time sempre que possível.

Uma ótima forma de fazer isso é mostrar os bons resultados que conseguiram juntos. Agindo assim, ao surgir alguma dificuldade, você não deverá encontrar resistência em adequar novas estratégias.

Use a tecnologia a seu favor

Infelizmente, ainda é comum encontrar diretores de pequenas escolas que acham o investimento em tecnologia algo desnecessário. A verdade é que investir em um bom software de gestão escolar facilita muito o trabalho dos gestores da instituição.

Torna-se possível, por exemplo, manter um cadastro de interessados.  Além do histórico dos contatos a escola terá condições de programar o envio de e-mail marketing, SMS ou ligações telefônicas no período das matrículas.

É possível se livrar de planilhas, facilitar o acesso às informações acadêmicas e financeiras e diminuir os custos com despesas bancárias através da otimização do processo de emissão de boletos. Assim, o seu trabalho será facilitado e a possibilidade de erros em seu planejamento será muito menor.

Acredite no potencial da sua equipe

Para conseguir um planejamento de educação infantil bem-sucedido você deve ter uma equipe integrada. Para isso, é fundamental seguir 3 pontos:

  1. Saiba delegar: você não vai dar conta de fazer tudo sozinho. Evite confusões e deixe bem claro quem são os responsáveis por tarefa.
  2. Mostre que o trabalho em equipe é importante e lembre-se que um time tende a seguir o líder.
  3. Seja acessível e mantenha sempre a comunicação aberta. Mostre para o seu pessoal que você se interessa pelos problemas e bons resultados que tiveram.

Envolva os pais dos alunos

Envolver os pais dos alunos no seu planejamento escolar é uma das chaves para o sucesso da escola. Quando a família é comunicada sobre o que será desenvolvido, fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento das crianças em casa.

Com os objetivos bem claros e estabelecidos, os familiares podem perceber qualquer diferença e entrar em contato com a escola. Assim, os pequeninos podem se desenvolver muito bem.

Avalie o que foi feito no último ano

Verificar as atividades e resultados  do ano que passou ajuda você a montar um planejamento de educação infantil eficiente.

Por isso, lembre-se de:

  • identificar as principais queixas recebidas na escola;
  • levantar os dados estatísticos que mostrem a realidade da escola;
  • entrevistar pais, alunos e funcionários, para analisar todas as atividades escolares.

Verifique os pontos de melhoria

As avaliações de como anda o seu planejamento devem ser constantes. Procure ter em mente que sempre será necessário melhorar em algo. O mercado está cada dia mais competitivo e traz inovações diferentes para pais e alunos. Analisar quais os pontos de melhoria ajuda você a se manter competitivo. Além disso, manter uma escola em constante progresso e que apresenta melhorias a cada ano faz com que pais e alunos se sintam satisfeitos.

Fazer um planejamento escolar eficiente pode solucionar muitos dos seus problemas. À medida que você começar a colher os benefícios de ter feito um planejamento de educação infantil, será possível administrar sua escola com eficiência e aliviar o estresse do seu dia a dia.

Gostou de saber como fazer um planejamento escolar eficiente para pequenas escolas infantis? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário!