Como funciona o processo de adaptação na educação infantil?

Os pais costumam pesquisar muito antes de escolherem uma escola para os filhos. Isso é normal, pois eles procuram um ambiente agradável e seguro. Contudo, mesmo com esse cuidado, a adaptação na educação infantil pode ser longa. Nesse cenário, a integração da família com a escola é fundamental para que a transição ocorra da melhor maneira.

A escola deve estar preparada para acolher os pequenos e oferecer uma atenção especial logo nos primeiros dias. Ela também pode orientar os pais sobre as melhores estratégias para preparar a adaptação dos seus filhos. Saiba mais a seguir!

Importância da fase de adaptação das crianças

Tanto os pais quanto os professores devem compreender que cada criança passa por um processo individual de adaptação na escola. Enquanto umas podem se acostumar rápido com o convívio entre outros colegas e adultos, outras podem chorar para ganhar a atenção dos educadores ou simplesmente por estranhar o ambiente.

O cuidado nessa fase de adaptação é essencial, porque é o momento de inserção dos pequenos à vida em comunidade. A escola precisa respeitar o tempo das famílias e orientá-las para que o processo seja saudável para as crianças.

Muitas vezes, os pequenos vão permanecer pouco tempo na escola no início, até que eles se acostumem com o espaço e os profissionais. Essa passagem é crucial para as crianças perderem o medo de permanecer na escola e se sentirem seguras para aprender e conviver com os outros.

As crianças precisam se adaptar ao novo, às rotinas da escola e às separações diárias da família, principalmente em relação à ausência da mãe. Isso faz parte do crescimento social e emocional dos pequenos.

Além do mais, é nesse período em que se estabelece um vínculo entre as crianças, a escola e os pais. Se o processo não for adequado, poderá haver conflitos entre as três partes.

Participação da escola e dos pais durante a adaptação na educação infantil

Essa transição em que a criança sai do seu ambiente familiar para frequentar a escola deve ser acompanhada pelos pais e os professores. Saiba qual é o papel de cada um nesse processo:

Papel dos pais na adaptação dos filhos

Os pais precisam visitar a escola, conversar com os professores e observar o ambiente que os filhos frequentarão. Eles devem se sentir seguros em deixar a criança no local para que possam trabalhar com tranquilidade.

Passada a escolha da escola, eles devem se preparar psicologicamente para a separação. O sentimento deles pode influenciar muito o comportamento dos pequenos.

Preparação inicial

Os pais devem conversar com o filho sobre a sua ida para a escola, mencionando todas as vantagens dessa separação. Podem ser utilizados argumentos como: você vai brincar e fazer amigos, vai poder pintar, ir ao parquinho e vai aprender muita coisa divertida.

Além disso, eles devem deixar o caminho aberto para a criança compartilhar suas experiências na escola, usando incentivos como: “Filho, você vai passar algum tempo lá e depois pode me contar tudo o que você fez. Eu vou adorar saber sobre o seu dia!”.

Assim, os pais estabelecem uma relação de confiança com o filho e a criança se sentirá protegida e amada. Também é ideal que o pai ou a mãe permaneça um período maior na escola nos primeiros dias, para o pequeno poder se acostumar com a ausência. Essa é uma maneira de criar um vínculo afetivo saudável com o professor e os demais colegas.

Preservação da rotina

É muito importante que a família mantenha ao máximo a rotina da criança enquanto ela está em casa e se envolva na preparação para a ida à escola. A organização do lanche e da mochila pode ser feita em conjunto com o filho para que ele perceba que essa é uma mudança positiva, pois vai perceber que os pais estão cuidando dele.

Cautela na separação

A despedida é um passo inicial decisivo para o processo de adaptação na educação infantil. Os pais devem entender que é normal a criança chorar. Por isso, é fundamental que eles se despeçam com tranquilidade e muito carinho.

Se a criança perceber que os pais também ficam inseguros, isso poderá aumentar a sensação de abandono e desespero, o que pode prejudicar muito a relação dela com a escola.

Papel da escola na adaptação dos pequenos

A escola também tem uma função muito importante nesse processo de recepção dos novos alunos. Os pequenos precisam sentir, desde o primeiro instante, que o ambiente é especial.

Preparação para a chegada do aluno

A escola deve se planejar para a vinda das crianças. O educador ou o diretor devem conversar com os pais para reunir informações sobre os pequenos como:

  • nome;
  • brinquedos preferidos;
  • medicamentos que ele pode tomar;
  • tempo que costuma passar com os pais;
  • cuidados especiais na alimentação.

Ao reunir essas informações, o educador já compreenderá melhor como tratar a criança e como estimular a participação dela em sala de aula.

Recepção

Nos primeiros encontros, o professor deve mostrar interesse pela criança, perguntar como ela está e transmitir segurança nessa aproximação. Porém, não se deve forçar a barra, pois o pequeno ainda está sentindo o peso da separação.

O educador também pode apresentar todas as instalações da escola, os demais profissionais que fazem parte dela e os colegas da turma. A criança precisa se sentir acolhida durante a recepção.

Envolvimento com a família

O relacionamento entre a família e a escola também é fundamental para a adaptação na educação infantil. O professor e o diretor devem compartilhar com os pais como foi a participação do aluno em sala de aula, a relação do pequeno com os demais colegas e as dificuldades que ele apresentou.

Se a criança chorou durante o dia, os pais devem ser informados para que possam trabalhar em conjunto com a escola nessa adaptação. É muito normal que os pequenos chorem para demonstrar insegurança e estranhamento em relação ao ambiente — e o professor deve saber confortá-los e acalmá-los.

Como você pôde ver, a adaptação na educação infantil deve ser feita com um trabalho em conjunto entre a família e a escola. Só assim a criança se sentirá confiante para frequentar o espaço.

Quer saber mais sobre processos de adaptação? Entenda o importante papel do professor no primeiro dia da criança na educação infantil!