Competências socioemocionais na BNCC: Conheça cada uma delas para educação infantil

No tempo em que vivemos, as pessoas são, cada vez mais, vistas em sua totalidade. Da educação básica ao mercado de trabalho, os aspectos psicológicos, sociais e emocionais de cada um vêm sendo considerados parte fundamental da experiência de vida.

Dessa maneira, os processos pedagógicos dos quais os educadores fazem uso na relação ensino-aprendizagem consideram os indivíduos a partir de um conjunto diverso de valores.

Por isso, é essencial aplicar as competências socioemocionais na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) tanto nas propostas pedagógicas, como no cotidiano escolar.

A seguir você confere um trecho do ebook “Guia prático de aplicação das competências socioemocionais da BNCC”, um material que ensina passo a passo o que é a BNCC e o que ela orienta para educação infantil, detalha cada uma das competências socioemocinais previstas pelo documento e sugere atividades práticas para trabalhar essas competências em sala de aula. Baixe o seu gratuitamente!

1. O que é a BNCC na educação infantil?

A Base Nacional Comum Curricular é um documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), de caráter normativo, cujo objetivo é nortear os elementos essenciais de aprendizagem que todos os alunos precisam desenvolver ao longo da trajetória escolar.

Como definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve ser usada para orientar os currículos e propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas do Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

O documento designa os conhecimentos, habilidades e competências que se espera que sejam desenvolvidos pelos alunos. Ele é orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que visam guiar o ensino brasileiro para uma formação humana integral, construtora de uma sociedade democrática, justa e inclusiva.

A nova BNCC foi aprovada no final de 2017 e começa a ser implantada em 2019. Ela visa tornar a educação básica brasileira mais igualitária. Nesse sentido, as crianças de todo o país terão o direito de aprender os conteúdos pragmáticos da grade curricular e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades socioemocionais.

1.1. O que a BNCC orienta?

De maneira geral, o documento demonstra, detalhadamente, os conteúdos que devem ser abordados em sala de aula por professores do ensino infantil, fundamental e médio, bem como as propostas pedagógicas inclusivas que podem ser adotadas pelos estabelecimentos de ensino.

Vale ressaltar que o guia não propõe um currículo unificado, garantindo a autonomia dos estados e municípios em relação à diversidade cultural e às desigualdades sociais, que demandam abordagens diferenciadas e adequadas à cada situação.

A nova Base, por sua vez, apresenta um novo conceito: as competências que deverão ser dominadas pelos alunos ao longo dos anos escolares. A partir daí, entre as metas de aprendizagem estarão incluídas as competências socioemocionais, consideradas fundamentais para o convívio e assimilação do indivíduo nos dias atuais.

1.2. Qual a importância de incluir as competências socioemocionais na BNCC?

Essas habilidades, que focam em aptidões não cognitivas, ganharam reconhecimento nos últimos anos devido à percepção de que, quando os alunos aprendem a administrar as próprias emoções, é possível notar um impacto positivo na maneira como absorvem o conteúdo. E isso pode influenciar a vida como um todo.

Dessa maneira, dar o devido espaço a elas, focando em “educar as emoções” no ambiente escolar através das competências socioemocionais na BNCC é essencial para desenvolver o pensamento autônomo de crianças e adolescentes, podendo reduzir casos de indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem.

De acordo com a BNCC, estudantes precisam ser capazes de:

  • aprender a agir, progressivamente, com autonomia emocional, respeitando e expressando sentimentos e emoções;
  • atuar em grupo de maneira funcional e se mostrar apto a construir novas relações, com respeito à diversidade e se mostrando solidário ao outro;
  • saber quais são e acatar as regras de convívio social.

Segundo a Base, as crianças que aprendem essas competências socioemocionais vão crescer tendo consciência de quem são, dos pontos fortes que têm para contribuir com a sociedade e de como podem trabalhar para desenvolver essas áreas.

A partir dessa mentalidade inclusiva, é possível engajar os alunos em sala de aula e mostrá-los a importância do próprio aprendizado, sabendo que cada pessoa tem um potencial a ser explorado.

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2. O que são competências socioemocionais?

Ansiedade, estresse, insegurança, dificuldade de concentração e falta de inteligência emocional são conceitos que não combinam com aprendizagem. No entanto, eles estão presentes entre a maioria dos estudantes brasileiros. Inevitavelmente, essas emoções interferem negativamente nas práticas pedagógicas e prejudicam o desenvolvimento intelectual dos jovens.

É para reverter esse quadro que as competências socioemocionais na BNCC ganharam destaque nas discussões sobre educação infantil. Afinal, é preciso ensinar crianças e adolescentes a selecionarem informações, processá-las com senso crítico, tomar decisões, resolver problemas de maneira criativa, lidar com as emoções e trabalhar em equipe harmoniosamente.

Essas necessidades são uma consequência natural de um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico. Por isso, é de grande importância que a comunidade escolar — professores, gestores e familiares — esteja atenta a essas transições e se adapte a elas para que possamos formar adultos mais cientes de suas emoções e aptos a encarar as surpresas da vida com sagacidade.

Nesse sentido, as competências socioemocionais estão presentes na BNCC para guiar o aprendizado prático de crianças e jovens em relação às atitudes e habilidades de uso cotidiano no convívio em sociedade.

De maneira geral, quem aprende a gerenciar suas emoções ainda na infância tem mais “bagagem” para alcançar seus objetivos ao longo da vida, demonstrar empatia pelo outro, criar e manter relações sociais positivas, tomar boas decisões etc. Ou seja, desenvolver competências socioemocionais é uma ação que beneficia a vida.

2.1. Quais os principais campos das competências socioemocionais?

Sabemos, portanto, que a nova BNCC preconiza a aplicação dessas habilidades na educação desde o ensino infantil. Mas, afinal, o que são elas? O termo socioemocional está ligado ao grupo de práticas sociais e inteligência emocional que guia a relação de uma pessoa com o mundo à sua volta.

Na perspectiva educacional, as competências socioemocionais têm o objetivo de desenvolver atitudes e comportamentos nos alunos capazes de fazê-los lidar, de maneira eficaz e ética, com os desafios e situações cotidianas.

Elas cobrem, basicamente, 5 campos principais. Veja quais são a seguir!

2.1.1. Autoconhecimento

Trata-se da capacidade de reconhecer, cautelosamente, as próprias emoções, pensamentos e valores, sabendo identificar a influência disso em nosso comportamento. Ou seja, é ter a sagacidade de olhar para as próprias atitudes, avaliar seus pontos fortes e fracos, desenvolver um senso de confiança autônomo e fomentar o próprio crescimento pessoal.

Resumidamente, o campo do autoconhecimento engloba:

  • a autopercepção;
  • a identificação das emoções;
  • a autoavaliação (reconhecer pontos fortes e fracos);
  • a autoconfiança;
  • a autoeficácia.

2.1.2. Autocontrole

É a perspicácia de ter controle sobre as próprias emoções, comportamentos e pensamentos diante das mais diversas situações.

O campo do autocontrole abarca:

  • o controle dos impulsos;
  • a gestão do estresse;
  • a autodisciplina;
  • a automotivação;
  • a definição de metas;
  • o planejamento;
  • a organização.

2.1.3. Consciência social

A pessoa que tem consciência social pratica a empatia e é capaz de se colocar na perspectiva do outro, independentemente da origem, cultura ou valores. A partir dessa competência, é possível compreender normas sociais e princípios que levam a certos comportamentos, bem como a reconhecer os apoios e recursos da família, escola e comunidade.

De maneira sucinta, este campo envolve:

  • a tomada de perspectiva;
  • a empatia;
  • o reconhecimento da diversidade;
  • o respeito pelos outros;
  • o compromisso social.

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Competências Socioemocionais da BNCC

2 Comentários


  1. Avatar

    são de suma importância esse material maravilhoso! Consegui tirar minhas dúvidas.

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