Comunicação escolar: entenda como a tecnologia pode contribuir!

A comunidade escolar é formada por família, alunos e professores. Por isso, o acompanhamento da rotina de estudos por parte dos responsáveis é essencial para o desenvolvimento da criança e para a construção de uma relação de confiança entre pais e gestores.

Só com muito diálogo é possível tomar decisões de forma conjunta e que trarão os maiores benefícios. Com o dia a dia atribulado, cheio de compromissos profissionais, tem ficado cada vez mais difícil criar e manter laços fortes na comunicação escolar. Mas existem maneiras muito eficientes de combater esse mal.

Alinhar a missão e a visão da escola com valores familiares é uma delas, assim como conhecer bem a comunidade escolar e permitir a ela que também conheça bem a escola. Outra solução muito buscada para auxiliar no relacionamento família-escola são os softwares inteligentes. É a tecnologia como aliada na hora de melhorar a qualidade de ensino do seu aluno.

Que tal conhecer alguns aspectos que fazem da inovação tecnológica uma ferramenta muito útil e que contribuirá para melhorar a sua comunicação escolar? É só continuar lendo este post!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Notificações em tempo real

Com um software eficiente, o gestor escolar dá retorno imediato sobre as atividades das crianças e oferece assistência permanente no acompanhamento da vida escolar. Com uma comunicação constante e em fluxo, as informações pegam a via de mão dupla e fortalecem o vínculo entre a escola e os familiares.

Integrar as funcionalidades de um bom sistema às necessidades diárias dos pais é fundamental. Muitos acabam, por falta de tempo, não criando o hábito de verificar a agenda escolar do seu filho, por exemplo. Receber notificações sobre recados ou informações úteis direto no smartphone acaba com esse problema.

Divulgação da filosofia de trabalho

Aproveitar uma plataforma inteligente de diálogo entre equipe docente e familiares dissemina a filosofia de ensino da escola. Além disso, deixa os responsáveis integrados a essa conduta, o que é fundamental para quem almeja uma comunicação efetiva.

Se os pais escolheram sua escola é porque eles acreditam nos seus métodos de ensino. Trabalhe esse início de relacionamento promissor e faça com que a integração entre a família e a escola atinja sua plenitude.

Assertividade na comunicação

É preciso alinhar a linguagem da equipe de professores na hora de se comunicar. Com mensagens claras e concisas você terá mais compreensão em menos tempo e com textos menores. Adote a comunicação linear e objetiva e aplique esses conceitos na hora de interagir.

Conquistar a confiança e manter um diálogo construtivo passa obrigatoriamente por saber fazer com que as mensagens sejam compreendidas em sua totalidade. Não ficar de rodeios e abordar de forma direta o que precisa ser comunicado nas plataformas digitais fará uma grande diferença.

Otimização de tempo

Com o auxílio da modernização, diversas reuniões com um longo tempo de espera e poucos minutos produtivos podem ser substituídas por uma interação rápida e que entregará mais resultado. É preciso entender a necessidade dos responsáveis de se desdobrarem entre todos os compromissos diários e não exigir sua presença física na escola em momentos que não são necessários.

Não deixe de chamar quem cuida do aluno para uma conversa em caso de uma falta grave ou um fato que valha o encontro, mas se forem assuntos do dia a dia, como avisos, puxões de orelha e elogios, uma mensagem resolverá o assunto.

Atendimento personalizado

Com a atenção individual e processos de comunicação mais participativos é possível personalizar o atendimento. A internet permite o uso da hipertextualidade. Insira fatos informativos, como vídeos, notícias e áudios para exemplificar e dar propriedade ao que está sendo passado aos responsáveis. E o melhor, adeque esse conteúdo às necessidades e dúvidas de cada família.

A interatividade permite que você conheça melhor as diferentes famílias. Isso colabora para uma entrega de conteúdo relevante e para que a satisfação no atendimento atinja um patamar que dificilmente atingiria sem o auxílio da tecnologia.

Gerenciamento e segurança

Tenha um ambiente virtual atraente e de fácil manuseio e entendimento. Permita não apenas acessar informações como o histórico escolar e comportamental, mas também gerenciar o relacionamento financeiro e administrativo com a escola. Com o software adequado, o usuário tem opções como gerar boletos, consultar o histórico de pagamento, entre outros.

Tudo isso precisa ser trabalhado junto a outro aspecto importante: a segurança. Ao garantir a segurança na transmissão de dados você trará tranquilidade, e isso permitirá que um relacionamento online seja implementado. Depois é só colher todos os benefícios dessa prática.

Dê exemplos concretos de atividades seguras na internet, como aplicativos de compra ou internet banking. Esses serviços já estão mais popularizados e a maioria usufrui deles. Ainda que a internet seja uma realidade presente, alguns pais podem ter suas ressalvas quanto a ela, por isso trabalhe bem essa questão com eles.

Centralização da informação

Utilizar aplicativos de mensagens ou redes sociais para se comunicar com o seu público lhe trará problemas. Informações difusas causam confusão. O famoso quem conta um conto aumenta um ponto também acontece em grupos de WhatsApp, por exemplo. Além do mais, fica muito difícil manter um histórico organizado com as mensagens espalhadas em diversos meios de comunicação.

É preciso se apropriar das formas de comunicação modernas e atuais, mas sem deixar que isso caia na informalidade e que as relações pessoais e profissionais se confundam. A proximidade que a internet proporciona pode ser boa ou ruim.

Entenda que as ferramentas inovadoras estão aí para serem utilizadas, mas que se não for dado o uso correto elas podem atrapalhar ao invés de ajudar. Por isso, prepare o seu público. Elimine as barreiras de comunicação e mantenha o profissionalismo dando uma gestão de comunicação atual para escola, com instrumentos que promovam a interação de forma ordenada e eficaz.

No momento em que decidir pela implementação de uma solução tecnológica para a sua escola, deixe claro todas as funcionalidades da plataforma e como os responsáveis poderão acessá-las direto dos seus smartphones. Aproveite para estreitar o relacionamento com os pais. Afinal, a intenção é aproximar a família da escola com a tecnologia e não o contrário.

Tudo isso vai colaborar para a melhoria da eficiência operacional, para a eficácia das mensagens e para a redução dos custos. Adotando soluções inovadoras e inteligentes sua comunicação escolar será um diferencial que todos notarão.

Que tal conhecer algumas opções da AIX Sistemas para transformar o dia a dia da sua escola?

O WGIZ é um diferencial para uma gestão escolar descomplicada na educação infantil. Ele gerencia as matrículas online, não necessita de investimento em hardware, é flexível, de rápida implantação, gera dados compilados para análise e conta com aplicativos próprios para potencializar suas funcionalidades. Os 27 anos de atuação no mercado nacional e internacional conferem a AIX toda a credibilidade que você procura na hora da escolha.

Por isso não perca mais tempo, entre já em contato conosco e vamos juntos descobrir qual é a melhor solução para colocar sua escola entre as mais inovadoras e transformar a sua gestão de comunicação escolar.