Conheça mais de 05 cursos gratuitos para professores na área de tecnologia

Muito mais que recursos para assessorar o professor na sala de aula, as novas tecnologias estão mudando a forma de ensinar. As possibilidades proporcionadas por aplicativos e soluções auxiliam o educador em questões que vão desde a simples interação com esse aluno do século 21 até conquistas mais notáveis, como a equidade e a qualidade do ensino, assim como a personalização da educação e medição de resultados.

Motivos para integrar tecnologia e educação não faltam. Conquistas reais de melhoria no ensino a partir do uso de ferramentas tecnológicas têm sido relatadas em todo o mundo. A inteligência artificial, por exemplo, permite o acompanhamento personalizado dos alunos para entender o que de fato ele aprendeu, assim como para direcionar o ensino, de acordo com seu interesse e ritmo.

Já os aplicativos com jogos e exercícios lúdicos ganham a atenção dos alunos por sua dinamicidade e possibilidade de interação, de forma que o aprendizado acontece no campo teórico e prático ao mesmo tempo. Além disso, a exposição desse tipo de ferramenta é essencial para garantir habilidades que serão cobradas desse indivíduo que se forma para um futuro tecnológico.

É por isso que os professores precisam estar preparados não apenas para saber usar essas ferramentas, mas também para inseri-las de forma prática em seus planos de aula. Para isso, capacitação é a palavra de ordem! A boa notícia é que há cursos gratuitos para professores que desejam se formar nesse assunto e ter ideias práticas para aplicar na sala de aula.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Empresas de tecnologia dão o caminho das pedras

Se por um lado o uso da tecnologia ainda é um desafio para as escolas de educação infantil, por outro, as empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Apple e Samsung estão ansiosas por formar os “usuários tecnológicos do futuro”. Dessa forma, as realidades se complementam em prol de uma educação mais tecnológica.

Todas essas grandes empresas de tecnologia têm não apenas aplicativos e soluções práticas para aplicação nos planos de aula, mas também cursos gratuitos para professores, que ensinam o passo a passo para a utilização desses recursos. Além disso, elas ainda oferecem certificações oficiais, que melhoram o currículo do professor e dão mais credibilidade a ele enquanto profissional atento às inovações no mundo.

Os cursos contemplam temas que vão desde dicas de utilização de aplicativos para diversas finalidades até assuntos mais complexos como programação, internet das coisas e criação de robôs. Tudo é ensinado de forma didática e considerando o lugar do professor que não é um especialista em tecnologia, mas que precisa ser inserido pouco a pouco nesse universo da inovação.

Veja cursos gratuitos para professores em 04 empresas de tecnologia

Gigantes da tecnologia no mundo, Google, Apple, Microsoft e Samsung oferecem cursos gratuitos para professores que desejam inovar na sala de aula. É importante entender o objetivo e o nível de dificuldade de cada um para garantir uma ordem de estudos adequada. Algumas empresas oferecem diferentes modalidades dos cursos, que vão aprofundando na medida em que o professor se especializa mais. Confira abaixo os cursos gratuitos que cada uma dessas empresas oferece:

Apple

A Apple tem três cursos voltados para professores. Confira cada um deles:

Apple Teacher

Esse programa dá suporte e premia os professores que usam produtos Apple na sala de aula. Por meio dele, o profissional aprende a usar o iPad e o Mac em diversas atividades de aprendizagem. Um exemplo é o recurso de Realidade Aumentada do iPad, que dá mais vida e cor à aula. Há, também, e o aplicativo SockPuppets, que auxilia alunos da educação infantil na fase da alfabetização. Por meio dele as crianças fazem uma leitura em voz alta, gravam suas vozes e dão vida a fantoches na tela do iPad.

Formação ContínuaPowered by Rock Convert

Para ter acesso ao curso basta se inscrever com um ID Apple pessoal. Depois disso o profissional vai receber um e-mail de boas-vindas com informações sobre o Apple Teacher Learning Center, onde terá acesso ao curso. Ao fim da jornada de estudos o educador pode fazer os testes da plataforma e receber a marca oficial do Apple Teacher.

Apple Distinguished Educators

Esse é um programa de relacionamento da Apple com líderes educacionais que já usam iPad e Mac na sala de aula. Ao se integrar a esse programa, os profissionais se relacionarão diretamente com a empresa e com milhares de educadores espalhados por 45 países no mundo.

Os ADE, como são chamados os líderes inseridos nesse programa, têm direito de acessar livros digitais, cursos, além de participar às terças-feiras à noite de chat no Twitter para discutir ideias com uma rede global de profissionais.

Para entrar no programa basta usar o ID Apple e se candidatar ao curso. Este ano as inscrições se encerraram, mas é possível se inscrever para receber informações sobre as próximas edições.

Apple Professional Learning

Esse curso ajuda os educadores a integrar de forma mais aprofundada os produtos da Apple em sala de aula. Ele traz uma série de serviços que ensinam os professores a aproveitarem ao máximo o iPad, o Mac. Para esse programa o professor precisa ser selecionado: ele deve fazer inscrição, enviar informações sobre os projetos que desenvolve na escola e detalhes de sua formação.

Google

O Google oferece cursos gratuitos para professores que desejam se capacitar sobre o uso de tecnologia em sala de aula. Mas, para obter a certificação, o profissional precisa fazer testes que são pagos à plataforma. Para os educadores, o Google oferece dois níveis de formação: o Educador Nível 1, que ensina noções básicas do uso das ferramentas, e o Educador Nível 2, que é para os educadores que são usuários avançados e entusiastas da aplicação da tecnologia do Google em sala de aula.

A empresa ainda oferece a certificação de Inovador, que é para os profissionais que usam a tecnologia do Goolge para solucionar desafios educacionais, e a de Instrutor, que é voltada para os profissionais que vão formar outros educadores. O passo a passo para se inscrever nos cursos e realizar os testes para obter as certificações está descrito na página sobre as certificações do Google for Education.

Microsoft

A Microsoft oferece aos educadores a possibilidade de fazer parte da comunidade Microsoft Educator Community, onde os profissionais têm acesso a cursos, treinamentos e planos de aulas. Para participar da comunidade basta fazer um registro gratuito.

Há, também, o Microsoft Innovative Educator, que é um programa para reconhecer os professores que já fizeram vários cursos e utilizam a tecnologia da Microsoft em sala de aula. Para participar, o profissional precisa ser um membro ativo do Microsoft Educator Community e acumular pontos.

Samsung

Por meio da plataforma Code IoT, a Samsung oferece vários cursos gratuitos para professores. Eles são 100% online e têm duração de 6 semanas. Entre os temas dos cursos estão: internet das coisas; programação; eletrônica, desenvolvimento de aplicativos e conexão de objetos inteligentes. Para ter acesso à plataforma basta criar uma conta no site da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *