Desenho animado educativo infantil: como ajudam no desenvolvimento da criança?

Com o amplo acesso à internet e aos diferentes canais de TV, fica fácil encontrar uma grande oferta de atrações dedicadas ao universo das crianças. Com linguagem atrativa e uma ambientação colorida e marcante, muitas deles chamam a atenção dos pequenos. Por isso, surgem algumas dúvidas nos pais e nos professores: afinal, o desenho animado educativo infantil ajuda a ensinar?

Quando usados com equilíbrio, sem excessos, os desenhos animados podem ser grandes aliados da educação. Além de ajudarem no desenvolvimento físico e intelectual com o uso de elementos lúdicos — musicalidade e apresentação de temáticas, por exemplo — eles são capazes de contribuir para o despertar da criatividade e da imaginação. Quer descobrir como esses programas podem ajudar? Então, confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Benefícios para a aprendizagem

É possível incluir o desenho animado educativo infantil no dia a dia escolar. Combinado com outras diferentes atividades, como brincadeiras, jogos e livros, a contribuição é riquíssima para a educação e a formação da identidade da criança. Veja alguns dos principais benefícios que os programas apresentam!

Ensinamentos sobre convivência em sociedade

Muitas atrações disponíveis hoje trazem como temática principal ou complementar o convívio do protagonista com amiguinhos, familiares e sociedade em geral. Para desenvolver esse tipo de enredo, são abordadas situações cotidianas da vida infantil as quais o aluno vai conhecer aos poucos e ser capaz de se identificar.

Como as crianças normalmente reproduzem comportamentos que observam, os desenhos se tornam grandes influenciadores quando o assunto é transmitir valores e boas formas de convivência. Respeito, educação, gentileza e preconceito são alguns dos temas bastante abordados, sempre com leveza e ensinamentos.

Contato com áreas de conhecimento

Entre os programas de TV, existem aqueles voltados para ensinar lições valiosas sobre uma determinada área de conhecimento. Desenhos com foco em matemática, português, história, geografia ou ciências não são incomuns. A maioria deles trabalha essas áreas com naturalidade durante as histórias e episódios e são ótimos auxiliares em sala de aula.

Já imaginou ter um desenho animado para complementar o ensino do professor sobre a importância da educação ambiental? Ou aquele que vai ajudar a fixar o alfabeto de um modo divertido? Com a escolha das opções certas, isso é possível.

Construção do pensamento

Alguns desenhos têm como proposta o desenvolvimento do pensamento científico. Ou seja, além de ensinar curiosidades interessantes para as crianças, eles também encorajam o questionamento no cotidiano. Esse tipo de atração desperta a curiosidade dos alunos. Eles começam a observar o mundo ao redor e a perguntar o porquê de determinadas coisas funcionarem da forma como funcionam.

Além disso, também há títulos para promover uma certa interação com quem assiste. Nesses casos, o personagem principal ensina algo e, em seguida, faz uma pergunta ao telespectador mirim ou incentiva a repetição. Esse tipo de conteúdo vai além da ação de sentar e apenas assistir ao desenho e pode contribuir e estimular a construção do pensamento e da autonomia da criança.

Principais desenhos

Escolher os programas certos para a criança assistir é uma tarefa importante. O principal ponto a se pensar é se o enredo é adequado à faixa etária e aos objetivos a serem alcançados. Nesse momento, vale a pena ter um cuidado especial com a mensagem transmitida pelo desenho para evitar aqueles que possam, de alguma forma, apresentar contextos violentos ou que pouco vão agregar ao processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Felizmente, há uma grande diversidade de opções disponíveis com ótimos conteúdos a serem transmitidos, com os mais variados temas e para as crianças em idades variadas. Confira algumas sugestões incríveis!

Show da Luna

Criado no Brasil, O Show da Luna é um dos desenhos capazes de estimular o raciocínio científico desde a primeira infância. Luna é uma curiosa e corajosa garotinha de 6 anos constantemente em busca de respostas para perguntas do cotidiano por meio de experimentos e formulação de hipóteses.

Cada episódio aborda uma curiosidade diferente, tanto de questionamentos do tipo “como a água vira chuva?” quanto “por que as estrelas piscam?”. Além disso, a série mostra a relação da menina com o irmão, Cláudio, e incentiva a aproximação familiar.

Garota Supersábia

Parecido com as clássicas histórias de super-heróis, Garota Supersábia apresenta Rita Bastos, uma garota de outro planeta que caiu na terra junto com o macaco, o Capitão Caretas. A partir daí, ela divide o tempo entre a escola e o combate a vilões. Mas não é só isso.

O que torna Garota Supersábia uma ótima alternativa de desenho animado educativo infantil é a maneira como o português é inserido no divertido desenrolar dos episódios. Dona de um enorme vocabulário, a heroína enfrenta os personagens antagonistas enquanto dá uma verdadeira aula de português.

Bino e Fino

Ideal para apresentar uma realidade diferente das representadas em séries e desenhos aos quais costumamos ter acesso, Bino e Fino é uma produção nigeriana e conta a história da África. O desenho é focado nos dois personagens título da história. Eles são irmãos gêmeos e, a cada novo episódio, descobrem mais sobre a vida, os costumes e a história do continente africano.

Mais do que um novo ponto de vista, Bino e Fino consegue oferecer lições valiosas sobre a diversidade, a representatividade e a valorização da cultura africana.

Doki

Doki é um desenho para o ensino de história e de geografia se tornar muito mais divertido e interessante para as crianças. Isso porque elas têm a oportunidade de acompanhar as viagens pelo mundo do curioso cachorrinho protagonista e os amigos dele.

Durante as aventuras pela Antártida, Egito, Amazônia e muitos outros lugares, culturas e curiosidades são apresentadas enquanto eles enfrentam o desconhecido e solucionam problemas.

Já deu para perceber como o desenho animado educativo infantil tem a agregar quando utilizado na rotina escolar da criança, não é mesmo? Ao usar os ótimos conteúdos em conjunto com as demais atividades, as chances de um ensino cada vez mais significativo são altas, assim como o desenvolvimento do aluno.

Você gostou deste artigo? Então, que tal refletir sobre as melhores formas de trabalhar em sala de aula e conhecer o papel da música no aprendizado?

2 Comentários

  1. Avatar

    É muito bom saber que ainda existem sites assim parabéns mesmo foda demais.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *