Como utilizar as redes sociais para a divulgação da escola?

Atualmente as redes sociais oferecem diversas facilidades para o cotidiano escolar, como a possibilidade de compartilhar o material usado em sala de aula, e também se mostram boas alternativas para a divulgação da escola. Com um bom planejamento, dedicação aos perfis e acompanhamento constante é possível passar credibilidade e alavancar o número de pessoas que vão conhecer a escola, o que ajuda a captar novos alunos.

Para isso, é importante desenvolver uma estratégia de marketing e manter um bom relacionamento com os usuários para alcançar os melhores resultados. Assim, além de aumentar a captação, é possível fortalecer a sua marca educacional.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como utilizar as redes sociais como instrumento de divulgação e marketing para as escolas. Boa leitura!

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Conheça as redes mais adequadas

É importante fazer a divulgação da escola nas plataformas corretas. Porém, pouco adianta usar ferramentas que não tenham engajamento com o seu público-alvo. Confira as principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros que você pode investir:

  • Facebook: é a rede social com o maior número de usuários no Brasil. A vantagem é que ela permite criar uma página empresarial para anunciar os serviços prestados, tirar dúvidas, mostrar os diferenciais da sua escola e aumentar a interação;
  • YouTube: a plataforma é muito interessante para informar, educar e conectar-se com as crianças e com os pais dos alunos. Como permite a divulgação de vídeos, é um recurso mais dinâmico e atrativo;
  • Instagram: boa opção para diversificar e intensificar o marketing educacional, pois tem grande alcance e engajamento. A escola pode usar as ferramentas disponíveis para divulgar pequenos vídeos, fotos, montagens, entre outros.

Uma boa dica é criar e divulgar uma hashtag própria, para que todos os usuários possam utilizá-la em suas publicações.

Fique atento à linguagem

Uma das principais características para que a divulgação da escola nas redes sociais seja relevante para o público que os gestores pretendem atingir é a linguagem. Esse é um fator decisivo para a aproximação com os pais dos alunos.

Por ser um ambiente um pouco mais informal, a internet permite uma linguagem mais simples e objetiva. É preciso entender o que o público espera da escola e qual é o tipo de publicação que gera mais engajamento. Em geral, é interessante usar textos curtos e diretos, evitando termos técnicos ou muito formais.

Entenda o seu público-alvo

Não é possível fazer uma boa gestão de redes sociais sem conhecer bem quem vai ser atingido pelas publicações. A partir do estudo sobre o público-alvo é possível definir uma abordagem mais precisa, o que evita direcionar os esforços da campanha para pessoas que não têm interesse nos assuntos.

Para traçar o perfil desse público e entender suas preferências, é importante analisar as características e necessidades dos pais e alunos em potencial. Logo, tente entender seus medos, expectativas, objetivos, entre outros. Assim, é possível saber as principais dúvidas que devem ser solucionadas para conquistar essas pessoas.

Outro ponto interessante é descobrir em quais dias e horários os pais costumam acessar as redes sociais e focar as publicações nesses períodos.

Invista em conteúdo de qualidade

Sem um conteúdo exclusivo e de qualidade, dificilmente a escola conseguirá captar a atenção dos pais para a sua estratégia de marketing. Desse modo, fica mais difícil manter um bom relacionamento com eles e, consequentemente, criar uma estratégia relevante para conquistar novos alunos.

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A produção de materiais relevantes envolve a criação de artigos, infográficos, imagens, vídeos e outros recursos educativos alinhados aos interesses e desejos das crianças e de seus familiares. Para isso, é importante ter um bom conhecimento do público-alvo.

Lembre-se de que os pequenos gostam de publicações lúdicas e coloridas. Mesmo que eles não tenham redes sociais, os pais tendem a reconhecer essa identificação e podem até mostrar os conteúdos para despertar o interesse dos filhos pela escola.

Para os pais, desenvolva assuntos que confirmem a qualidade da escola e mostrem um ensino diferenciado. O importante é que as redes sociais fortaleçam a imagem institucional e criem uma identidade próxima às pessoas.

Poste com regularidade

Regularidade é fundamental para manter o interesse dos pais e captar mais seguidores. Essa frequência deve ocorrer tanto nas publicações quanto na verificação de todas as redes sociais. Porém, esse ponto varia conforme a necessidade da escola.

É interessante montar um cronograma com todos os horários e ideias de postagens. Por exemplo:

  • um vídeo por semana, sempre na segunda-feira à tarde;
  • dois textos por semana, sempre às quintas-feiras;
  • um infográfico às sextas-feiras pela manhã.

Isso é fundamental para manter a relevância da sua página, pois perfis pouco movimentados tendem a ser pouco acessados. Porém, não é necessário exagerar. Nos dias em que não houver publicações novas, prefira responder as dúvidas postadas na página ou compartilhar informações de sites confiáveis, como notícias sobre novidades na educação infantil.

Colete os resultados

Para desenvolver uma estratégia online eficiente, é necessário acompanhar e documentar todas as ações realizadas em cada rede social, assim como os resultados obtidos. Essas informações ajudarão a compreender o que funciona para o seu público-alvo e, assim, contribuirão para o aprimoramento do trabalho.

Mensurar esses resultados permite determinar a melhor linguagem e frequência de postagem para se relacionar com os pais e responsáveis. Ainda, esses dados auxiliarão a indicar em quais tipos de materiais vale a pena investir e quais conteúdos não devem ser usados para divulgar a escola.

Além de determinar essas informações, é importante fazer o acompanhamento do que os seguidores estão dizendo sobre a escola. As pessoas compartilham e comentam ideias que envolvem ao ambiente escolar, e saber com o que elas se identificam ajuda a preparar novas estratégias e identificar outras oportunidades — até mesmo para melhorar o site da escola.

Fazer a divulgação da escola nas redes sociais pode parecer uma tarefa trabalhosa, mas as plataformas de interação permitem uma maior aproximação com o público e são muito eficientes nesse processo. Elas são um ambiente informativo, dinâmico e muito acessado pelos pais e responsáveis. Assim, existe uma gama de oportunidades para quem pretende aproveitar essas ferramentas tecnológicas!

Gostou das nossas dicas? Então, deixe o seu comentário e compartilhe outras formas que você utiliza para fazer a divulgação da escola nas redes sociais!

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1 comentário

  1. Avatar

    Parabéns pela qualidade de informações dadas ao público educacional!
    Os textos são claros , de fácil compreensão e motivadores.

    Responder

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