Saiba tudo sobre a educação integral com base na BNCC

Plano de aula segundo a BNCCPowered by Rock Convert

A importância da educação integral tem se tornado cada vez mais evidente no cenário atual. Diferentemente da ideia de ensino em tempo integral, que tem a ver com um maior tempo de permanência nas escolas, esse conceito está relacionado à formação plena do indivíduo. Ou seja, acabou aquele pensamento de que o estudante precisa apenas saber matérias como português e matemática e tirar boas notas, por exemplo, principalmente após a consolidação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Esse documento normativo, que aponta para os conteúdos essenciais para o bom desenvolvimento dos estudantes, estipula um aprendizado muito mais amplo. Isso envolve o bom desempenho não somente intelectual, mas físico, psicológico, social e cultural. Neste artigo, vamos falar mais sobre esses atributos tão valorizados atualmente e acerca da relevância deles para uma educação de qualidade. Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O desenvolvimento intelectual na educação integral

Impossível falar em educação sem evidenciar o desenvolvimento intelectual, não é mesmo? No entanto, quando se trata da educação integral, tendo como base as competências da BNCC, esse conceito não está alinhado apenas à expectativa de que o aluno passe de ano com boas notas.

Fornecer estímulos intelectuais, atualmente, tem um sentido muito mais objetivo, relacionado à prática cotidiana. Isto é, há o entendimento de que o estudante deve, de fato, compreender o conteúdo de forma que ele saiba aplicá-lo no seu dia a dia e como profissional posteriormente. É muito mais do que decorar uma tabuada, por exemplo, mas saber como e quando se deve utilizar os números para alcançar os mais diferentes resultados.

Além disso, é também fundamental que o próprio estudante seja capaz de buscar conhecimento de fontes confiáveis e saber filtrar, já que vivemos em um mundo de informações, além de saber formular e testar hipóteses. O aluno não deve ser passivo, que somente recebe o ensino, para se tornar também autor do seu próprio aprendizado.

Atenção às habilidades físicas

Sim, educação física nas escolas não surgiu ontem, pelo contrário. No entanto, cada vez mais, tem se olhado para o desenvolvimento das habilidades físicas como uma importante ferramenta para o bom desempenho do estudante nas mais diversas áreas.

Uma série de pesquisas tem mostrado o quanto as atividades físicas contribuem com o desenvolvimento intelectual, com a interação com as pessoas e ajudam até mesmo na criação e no cultivo de valores importantes, como foco, disciplina e persistência.

Além disso, eles atuam de forma a desenvolver a empatia e a cooperação, valores essenciais para os seres humanos e por isso também tão evidenciados no conceito de educação integral da BNCC.

A BNCC se importa com a saúde mental/emocional

Ao longo dos anos, a relevância de cultivar uma mente sadia tem se feito mais presente no dia a dia das pessoas, o que inclui novas perspectivas também em relação à educação formal. Antigamente, era muito comum exigir bastante dos estudantes e pressioná-los a ter bons resultados, mas sem se preocupar com os efeitos dessa carga em cima deles.

Formação ContínuaPowered by Rock Convert

Tudo isso está ficando cada vez mais no passado, ainda mais com o conceito de educação integral. Hoje, uma série de ações é desenvolvida no ambiente escolar para que o aluno possa ser acompanhado também em suas necessidades psicológicas. Eles deixam de ser números na mente dos diretores para ser indivíduos complexos, dotados de capacidade de decisão e de emoções.

Nessa perspectiva, várias atividades podem ser feitas para que o estudante aprenda a trabalhar o seu lado emocional, em grupo ou sozinho, com base na BNCC. Uma mente sadia tende a se desenvolver com mais facilidade em vários aspectos.

A relevância da sociabilidade na educação integral 

É preciso que a instituição dê ênfase à relevância de saber conviver bem, respeitando os limites uns dos outros e buscando alternativas para a resolução de problemas. Além disso, é necessário que seja mostrado, ainda, como é benéfico conviver com as diferenças, que podem acrescentar muito a cada um dos estudantes.

A sociabilidade perpassa várias disciplinas, portanto, é essencial que, ao longo de todas as atividades escolares, isso seja levado em consideração. Sempre se pode fazer de alguma ocasião uma oportunidade para desenvolver o bom relacionamento entre os estudantes, fazendo com que eles aprendam uma lição preciosa com cada situação.

Formação cultural

É necessário que se dê uma valorização maior às manifestações artísticas e culturais, sejam elas regionais,nacionais ou internacionais, salientando para o estudante a importância de saber apreciar e respeitar os hábitos e costumes de todos os povos, além de desenvolver sua própria maneira de expressar-se artisticamente.

Tendo isso como ponto de partida, o aluno precisa ser estimulado também a manifestar a sua cultura e dar valor à sua própria identidade, aprendendo mais sobre ela e vendo-a como um importante elemento para a sua autoestima e autoafirmação enquanto indivíduo.

Os meios digitais também são um dos pontos-chaves desse processo. Inseridos de forma abrangente na cultura atual, eles devem ser vistos como uma ferramenta eficiente de desenvolvimento. Mais do que nunca, os estudantes precisam ser capazes de lidar com eles e de compreendê-los em sua essência, sabendo tirar o melhor de cada recurso para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

A educação integral está relacionada à obtenção de bons resultados pelo aluno nas mais diferentes esferas do conhecimento, valorizando a saúde física e a mental. O desenvolvimento de mais habilidades para uma formação ampla torna o estudante verdadeiramente preparado para os desafios do dia a dia, para o seu futuro profissional e para exercer a cidadania da melhor maneira possível.

Gostou deste artigo? Então você também vai apreciar muito esse outro conteúdo que preparamos para você. Baixe agora o nosso ebook com o modelo de plano de aula segundo os campos de experiência da BNCC.

Curriculo segundo os campos de experiência da BNCCPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *