Emissão de boletim escolar online ou impresso: saiba qual é melhor

A emissão de boletim escolar é um processo muito aguardado pelos alunos e seus pais. Por registrar notas de exames, provas e qualquer outro método referente à avaliação na educação infantil, o documento permite acompanhar o desempenho dos discentes ao longo do ano letivo.

Embora seja muitas vezes impresso, o boletim já existe na versão online — resultado do uso cada vez maior da tecnologia na gestão escolar. Trata-se de uma excelente alternativa para ganhar tempo e agilidade. A opção pode ser útil até para escolas que trabalham com a avaliação descritiva em vez de notas.

Quer saber mais sobre as possibilidades e entender qual é a mais vantajosa? Continue a leitura e descubra!

A importância do boletim escolar

O boletim é uma espécie de relatório que traz detalhes sobre o comportamento, a frequência e o desempenho do aluno em determinado período letivo. Ele pode traduzir os resultados da criança em números (notas) ou palavras (avaliação descritiva), conforme o programa adotado pela escola.

Independentemente da configuração do boletim, é importante saber que se trata de um instrumento de apoio para as famílias e para o corpo docente. Afinal, além de atestar o rendimento do aluno, ele traz dados que possibilitam aos pais identificar os conteúdos e as competências ministradas pelos professores.

Abaixo, veja outras funções importantes desse documento:

  • pontuar habilidades a serem desenvolvidas: a partir dos resultados das avaliações, os professores conseguem identificar competências que precisam ser trabalhadas e/ou aprimoradas;
  • apontar estratégias para melhorar o desempenho: as notas servem de base para definir se o processo de avaliação atual deve ser mantido ou modificado, a fim de garantir o aprendizado das turmas;
  • contribuir com ajustes no plano de aula: a partir da análise do desempenho dos alunos, é possível alterar os conteúdos e métodos trabalhados em sala de aula;
  • incentivar a participação da família: com a emissão de boletim escolar, os pais conseguem acompanhar os resultados dos filhos e, inclusive, atuar em conjunto com a escola para obter melhorias;
  • permitir a avaliação contínua dos alunos: a análise de diferentes documentos fornece um diagnóstico da evolução individual e coletiva dos alunos.

Cabe destacar que, mesmo apresentada como uma inovação opcional para as escolas, a adoção do boletim eletrônico já se tornou obrigatória em alguns municípios e estados do Brasil. Aos poucos, leis são criadas para que as secretarias de educação passem a disponibilizar o resultado das avaliações na internet.

As vantagens do boletim impresso

Apesar das facilidades do mundo digital, muitas pessoas ainda preferem receber e conferir documentos impressos. A possibilidade de folhear o boletim nas próprias mãos e guardar o documento em um arquivo doméstico é valorizada por algumas famílias.

Outro ponto de destaque da versão impressa é a mobilidade. Diferentemente dos arquivos digitais, um documento físico não depende de energia e acesso à rede para ser visualizado. Logo, os pais podem levar ou armazenar o boletim em qualquer local e, mesmo assim, terão a chance de conferir seus dados.

As vantagens da emissão de boletim escolar online

A organização dos documentos escolares é fundamental para o bom andamento das aulas. Nesse sentido, a tecnologia tem contribuído bastante para otimizar a gestão escolar e melhorar a comunicação entre pais e professores. O boletim online é um dos destaques, pois tem várias vantagens em relação ao impresso:

Baixo custo

Cada aluno gera uma infinidade de documentos ao longo de sua trajetória acadêmica: trabalhos escolares, notas fiscais (pagamento de mensalidade), comprovantes de endereço, comunicados, fotos e, inclusive, boletins. A missão de armazenar tudo isso gera custos e exige bastante esforço das equipes de gestão.

Com a adoção da emissão de boletim escolar online, é possível reduzir gastos com papéis e impressão, bem como garantir economia de espaço dentro das dependências da escola.

Organização dos dados

Alimentar um banco de dados com as informações necessárias para gerar o boletim escolar é muito melhor do que organizar documentos para impressão. No ambiente digital, tudo se torna mais organizado e acessível aos olhos do usuário.

Para os pais, fica fácil conferir os dados dos filhos sempre que acharem necessário. Além disso, não é preciso guardar a papelada em casa, o que gera o risco de perder um documento tão importante.

Fácil acesso

Hoje, as pessoas têm o hábito de procurar informações na internet. Por isso, o boletim escolar online é uma maneira simples e prática de compartilhar informações relacionadas ao desempenho dos alunos.

Com um simples clique ou apertando um botão, os pais conseguem acessar o resultado das avaliações de seus filhos, o que garante o acompanhamento contínuo das notas. A facilidade também é um estímulo para que as famílias observem o comportamento das crianças de perto, a fim de melhorarem o processo de aprendizagem.

Agilidade no recebimento

É comum a ansiedade dos pais e das crianças para receber o documento que expressa os resultados obtidos nas aulas e demais atividades pedagógicas. Logo, considerando a demora na emissão do boletim escolar e na sua entrega, a versão online tende a ser uma opção vantajosa nos dias atuais.

Com acesso ao documento no meio digital, as famílias conseguem visualizar os resultados das crianças rapidamente e a qualquer momento. Isso porque o boletim online é atualizado em tempo real.

Observação de faltas

A emissão de boletim escolar online também é útil no controle das faltas dos alunos. Quando a criança se ausenta com frequência, tende a prejudicar seus resultados na escola — e isso pode gerar consequências no futuro.

A combinação desse documento com um sistema virtual possibilita a obtenção de diversos dados importantes tanto para os pais quanto para a escola. Logo, informações sobre a presença em sala de aula podem ser incluídas no mesmo espaço em que as famílias verificam as notas e permitem que a escola acompanhe o nível de faltas dos alunos e entrem em contato com os pais para tomarem conhecimento dos motivos.

Com todas as possibilidades do ambiente online, foi possível incorporar a tecnologia nas escolas infantis por meio de sistemas e aplicativos específicos. Muitos desses recursos facilitam a gestão e, inclusive, podem ser aproveitados pelas famílias.

É o caso do app Extraclasse, que une alunos, pais e educadores em busca de um único objetivo: garantir a educação de qualidade. A ferramenta mantém dados acadêmicos disponíveis 24 horas, como notas, faltas e agenda de atividades, além de disponibilizar o download de arquivos e mensagens recebidas, entre outras funcionalidades.

Já o Portal do Aluno do GIZ SMART é um ambiente que permite às famílias o acesso a informações acadêmicas, financeiras e bibliotecárias pela internet. Ele se integra a outros módulos do sistema e tem layout personalizável. O uso da ferramenta é individual, portanto os responsáveis recebem senhas para visualizar os dados dos alunos.

Perceba que há vários recursos tecnológicos disponíveis para facilitar o controle do desempenho das turmas nas escolas. Seja com o uso de softwares para a emissão de boletim escolar online ou outra finalidade, é fato que se trata de um caminho sem volta e repleto de benefícios.

Interessou-se pelas alternativas? Se deseja conhecer melhor os produtos Extraclasse e Portal do Aluno, entre em contato conosco agora mesmo!