FaceApp: como associar o aplicativo de envelhecimento na educação infantil

Plano de aula segundo a BNCCPowered by Rock Convert

Nas últimas semanas, as redes sociais foram tomadas pelas imagens de como os usuários seriam no futuro. Milhares de pessoas, entre famosos e anônimos entraram na onda do “Desafio FaceApp”.

Da experiência à aparência, você já parou para pensar em como será o futuro?  Como a geração atual irá se adaptar à evolução, o tempo e às mudanças que acabam se tornando um processo natural e, consequentemente, inevitável?

Todo mundo que utiliza pelo menos uma rede social se deparou com uma imagem editada com um filtro de inteligência artificial e, provavelmente, despertou a curiosidade em experimentar a ferramenta também.

O aplicativo responsável pelo efeito é gratuito, apesar de possuir sua versão Pro, com algumas funcionalidades a mais. O FaceApp está disponível para aparelhos IOS e Android e é bem fácil de utilizar: basta tirar uma selfie ou escolher uma imagem da galeria e escolher os efeitos para aplicar.

Brincadeiras e descontração a parte, é possível fazer uma breve reflexão a respeito do assunto para replicar a experiência em sala de aula: o que, de fato, podemos perceber sobre envelhecer nos dias de hoje? As possibilidades, os valores e as experiências mudam a cada geração.

Muito mais do que analisar a estética, valorizar os ensinamentos das pessoas mais velhas é um excelente ponto para se trabalhar o processo de amadurecimento das crianças.

Envelhecer é um processo natural e de muito aprendizado como os ensinamentos, histórias e tecnologias utilizadas pelos adultos e idosos quando eram crianças e como tudo isso foi importante para a formação  do que temos nos dias atuais.

O estilo de vida atual é reflexo da evolução e do comportamento das pessoas em diferentes tempos. Já faz um tempo em que os estágios da vida deixaram de ser delimitados apenas entre infância, vida adulta e velhice. O avanço da tecnologia permitiu que as pessoas em diferentes faixas etárias possam compartilhar do mesmo meio, mesmo que com perspectivas distintas.

Nascidas e crescidas em uma sociedade cada vez mais digital, é comum – embora não seja correto –  as crianças se sentirem superiores quando o assunto é inovação. Os idosos, por sua vez, costumam ser relutantes com algumas mudanças.

Formação ContínuaPowered by Rock Convert

Por isso, a troca de experiências entre as gerações precisam acontecer em uma via de mão dupla: de um lado o conhecimento tecnológico dos mais novos e, de outro, a vivência dos mais velhos.

Vale lembrar que essa relação é um ciclo: o conhecimento avançado das crianças de hoje será considerado “arcaico” na visão das gerações futuras. E assim sucessivamente.

Por essa razão, praticar atividades que promovam a reflexão entre passado e futuro faz com que as crianças aprendam mais sobre o tempo, as mudanças, o respeito e o amadurecimento.

Veja algumas dicas:

Árvore genealógica

Trabalhar a identificação dos membros da família, analisar possíveis semelhanças de fisionomia entre a imagem da criança pelo FaceApp e os outros e seus familiares.

Linha do tempo

Traçar uma cronologia que seja possível destacar datas dos principais acontecimentos da família como casamento, nascimento, mudanças, etc.

Entrevista com os avós

Propor um bate papo com os avós ou outras pessoas mais velhas do convívio da criança, para que elas possam contar detalhes da sua infância como costumes da época, brincadeiras, estilo de roupas, escola/aprendizagem, entre outros aspectos.

Comparativo entre a infância dos pais e dos alunos

O principal objetivo da atividade é fortalecer o vínculo afetivo e mostrar um pouco da realidade vivida pelos pais quando tinham a idade dos filhos.

O tempo é, sem sombra de dúvidas, um fator que precisa estar sempre presente no processo educacional.

Faça o “Desafio FaceApp” com os seus alunos em sala de aula, apresente o resultado da aparência de forma criativa, desperte a atenção para o comportamento mental e social das crianças ao longo do tempo. Lembre-se sempre de enfatizar a importância do conhecimento, das experiências de outras gerações para se construir o futuro!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Curriculo segundo os campos de experiência da BNCCPowered by Rock Convert

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *