4 técnicas para conseguir o fortalecimento de marca da sua escola!

Desenvolver uma marca bem posicionada e estabelecida é um dos grandes desafios de uma escola. No entanto, investir no fortalecimento de marca faz toda a diferença no aumento da visualização e no conhecimento do público-alvo, possibilitando a criação de estratégias que aprimoram a sua eficiência e eficácia.

Nesse sentido, possibilitar a criação de um perfil forte e instigante amplia o seu relacionamento com a família e os professores, melhorando as dificuldades como inadimplência, relacionamentos conflituosos, rotatividade de funcionários e, também, qualidade de ensino.

Para ajudá-lo a desenvolver uma imagem que impacta a sua gestão escolar, listamos as melhores técnicas que você deve investir. Boa leitura!

 

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1. Incentivo à gestão de marca

O primeiro passo para garantir o fortalecimento de marca é incentivar a sua gestão. Para compreender o que isso quer dizer é preciso analisar o processo de compra e a importância de ter uma imagem bem estabelecida.

Uma nova matrícula se dá em função da qualidade de ensino e da empatia que a marca transmite, assim como a sua eficiência em prover o conjunto de missões, princípios e conceitos que agregam valor ao ensino e à imagem escolar.

Dessa forma, a imagem de qualquer empresa e, por consequência, de qualquer escola, deve transmitir qualidade, confiança, responsabilidade e, sobretudo, ética. Isso tudo é alcançado com uma estratégia de posicionamento clara e no conhecimento do mercado.

Além disso, para estabelecer uma boa gestão de marca é preciso conhecer os compostos que integram o seu posicionamento, como os uniformes, as artes gráficas e a qualidade do ensino. Tenha em mente que o branding é um conjunto de técnicas que registram a sua identidade geral, normatizando não só a identidade visual, como também a escrita — séria ou descontraída —, a entonação da voz e o site da escola.

Nesse sentido, um perfil fortalecido sugere às novas famílias as principais vantagens escolares atreladas à qualidade de ensino e apresenta características fáceis de serem identificadas e diferenciadas no mercado, além de informar os valores e princípios escolares, solidificando os processos de aprendizado e a sua consistência.

Ao desenvolver uma imagem forte e coerente para os novos e antigos alunos, além de aprimorar a captação, você também estimula a manutenção das matrículas, melhorando a gestão e diminuindo a inadimplência e evasão.

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No entanto, para que tudo isso ocorra corretamente, é preciso criar e manter uma relação de confiança com a tríade família, escola e aluno. Uma das formas de fazer isso é aprimorar a gestão da sua marca criando a identidade e o propósito escolar com o intuito de manter um diálogo aberto e de qualidade com o seu público-alvo.

E mais, para melhorar a gestão, você pode desenvolver treinamentos e capacitações para o corpo docente e funcionários da escola, divulgando as diretrizes que solidificam a imagem e  essência escolar, garantindo um trabalho alinhado com seus valores e missões.

Lembre-se, então, que ela deve reforçar a confiança da família, alinhado à missão, posicionamento e segmentação de ensino, criando uma unidade consistente e coerente.

2. Aprimoramento do posicionamento de marca

No tópico anterior apresentamos a importância de desenvolver um posicionamento fortalecido e eficiente. Mas, afinal, o que é isso? Todo o processo de construção de uma imagem é compreendido por três aspectos que se inter-relacionam: definição da atuação, posicionamento e proposta de valor.

Em outras palavras, todo e qualquer negócio precisa informar quais são os serviços oferecidos e a sua qualidade, assim como qual o lugar que a marca ocupará na escolha da família. É justamente esse lugar que define o posicionamento, ou seja, qual a importância que a família dá ao seu ensino.

Nesse sentido, é por meio das definições dos valores e crenças escolares e a comunicação destes por meio da marca que você encontra o público que partilha dos mesmos conceitos, possibilitando uma melhor captação de alunos e relação de confiança entre a direção pedagógica e a família.

Ao melhorar o posicionamento, isto é, estabelecer com clareza os valores e missões da escola para ter suas vantagens e características bem determinadas na mente das famílias, você aprimora a sua gestão e qualidade de ensino, encontrando um público cada vez mais satisfeito com os serviços escolares.

Isso porque uma imagem que é coerente com seus objetivos transmite para o aluno, para a família e para o professor um trabalho de qualidade, que apresenta um bom atendimento, desenvolve técnicas diferenciadas de aprendizado e tem consistência no seu ensino. Assim, as famílias entendem que a sua escola deve ser respeitada e valorizada no mercado.

Como estruturar um bom posicionamento?

O primeiro passo é definir os objetivos escolares por meio do Projeto Político Pedagógico e das diretrizes nacionais de ensino. Em seguida, você pode identificar quais são os aspectos que diferenciam a sua escola, listando as vantagens que você proporciona às famílias.

Procure explorar ao máximo a metodologia de ensino, as conquistas obtidas ao longo da história, as tecnologias utilizadas e o custo-benefício disponibilizado, questionando-se sempre para qual público você está direcionando a sua estratégia. Assim, você aprofunda ainda mais o seu posicionamento e garante um crescimento exponencial.

3. Investimento no marketing educacional

Agora que você já estabeleceu seus valores, missões e objetivos e tem uma estratégia bem formulada e uma imagem bem posicionada, como divulgá-la para as pessoas certas e garantir uma boa gestão que reflete em uma escola rentável?

Uma excelente forma para tal é investir no marketing educacional. Com ele, você consegue desenvolver ações, estratégias e operações de marketing que potencializam seus resultados, trazendo eficácia na captação e manutenção dos alunos e, claro, no fortalecimento de marca.

É por meio das estratégias de marketing digital que você alcança resultados positivos, divulgando com facilidade a sua escola e gerando uma comunicação de qualidade com os antigos e novos alunos.

Para começar, o indicado é entender de fato quem é o seu público-alvo e as suas personas, isto é, quem toma as decisões de compra e quem é o aluno e família ideal para a sua escola. Com isso, você consegue desenvolver novas estratégias que englobam as reais necessidades das famílias e alunos em potencial, aprimorando cada vez mais a qualidade de ensino.

Por exemplo, na educação básica existem diversas personas que devem ser criadas para melhorar o posicionamento: os pais que se preocupam com a infraestrutura, aqueles que dão destaque para a qualidade de ensino e outros que focam na relação entre professor-aluno.

Para cada uma dessas personalidades existem conteúdos diferentes a serem desenvolvidos e técnicas de marketing que fortalecerão sua imagem ao agregar valor ao ensino e garantir uma boa prova social, isto é, relatos positivos sobre a qualidade e eficiência da sua escola.

Uma excelente forma de garantir resultados melhores é contratar uma empresa ou profissional especializado que fique responsável pelo marketing. Ao redirecionar esse trabalho para alguém qualificado, você garante a criação de uma estratégia solidificada sem perder o foco de outras questões e desafios escolares.

4. Criação de conteúdos atraentes

Para aprofundar um pouco mais nas estratégias de marketing educacional, uma excelente ferramenta que proporciona o fortalecimento de marca é a produção de conteúdo atraentes e instigantes para as famílias.

Atualmente, os pais demandam bastante a produção de conteúdos que exprimem a qualidade de ensino. Afinal, eles querem acompanhar o dia a dia das atividades escolares que seus filhos desenvolvem.

Aproveitar essa necessidade pode ser o ponto principal da sua estratégia, isso porque desenvolver conteúdos que tragam exatamente o que as suas personas querem conhecer estabelece um vínculo intenso entre eles e a direção.

Em síntese, investir na produção de conteúdo nada mais é do que desenvolver materiais criativos e diversificados — como artigos para blogs, e-books, vídeos, apresentações de slides, podcasts e materiais de auxílio — que atraem, educam, convertem e mantêm com qualidade os novos alunos.

Para isso, lembre-se de utilizar o mapeamento de personas que você fez anteriormente e desenvolver conteúdos cada vez mais voltados para as reais necessidades do seu público-alvo e, então, garantir resultados positivos e exponenciais, solidificando a sua gestão.

Ao longo deste artigo você pôde perceber a importância de estimular o fortalecimento de marca para garantir um ensino eficaz e eficiente. Lembre-se de investir na boa gestão de imagem, assim como no seu posicionamento, no marketing digital e na produção de conteúdo criativo.

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