Jogos eletrônicos educativos: afinal, são uma boa opção?

A tecnologia já faz parte da vida das crianças e está presente em todos os lugares. A nova geração tem acesso ao smartphone nos primeiros meses de vida e sabe manusear o aparelho desde cedo. Por isso, é muito importante investir em práticas educacionais em sala de aula, como jogos eletrônicos educativos, que valorizam esse mundo digital.

Eles aprimoram o desenvolvimento de habilidades e instigam a vontade de aprender de forma divertida.

O que acha de conhecer alguns games e compreender como eles podem contribuir no processo de ensino? Acompanhe!

A importância de usar jogos eletrônicos educativos

O mundo está cada vez mais conectado e as crianças de hoje já estão mais que acostumadas com computadores e smartphones. Basta você observar nos restaurantes e cafés quantos pais disponibilizam essas ferramentas para distrair os filhos enquanto fazem uma refeição.

Isso faz com que os games ganhem cada vez mais força e presença no dia a dia das crianças. Utilizar essa metodologia para educar em sala de aula é uma maneira de aproximar os professores dos pequenos e criar um ambiente moderno de aprendizado.

Os jogos eletrônicos educativos já são alvos de estudos e discussões no ambiente educacional e passaram a ser usados por muitas escolas para fortalecer o processo de aprendizagem.

Muitas ferramentas facilitam o ensino de formas geométricas, do alfabeto e de línguas estrangeiras, por exemplo, e ainda estimulam a função cognitiva do cérebro das crianças.

A escola de educação infantil precisa se adaptar o quanto antes a essa mudança no ensino para conquistar o interesse dos alunos. Quem não se adequar a esse contexto, corre o risco de perder as crianças para os espaços que já criaram uma integração entre o mundo físico e o virtual. Afinal, os pais buscam qualidade na educação e no desenvolvimento de seus filhos.

Os benefícios de utilizar os games na educação infantil

Quer entender melhor como unir tecnologia e educação e ainda aumentar a aprendizagem dos alunos? Confira os benefícios de utilizar jogos eletrônicos em sala de aula e veja alguns exemplos de games para a educação dos pequenos.

Desenvolvimento da coordenação motora

Os games podem proporcionar diversão para as crianças aliada aos exercícios para o corpo e a mente. Muitos jogos auxiliam no aprimoramento da coordenação motora fina, pois exigem a manipulação de peças e bonecos de forma delicada. Eles também exigem a combinação entre os movimentos do olho e da mão, para que a criança possa executar a atividade.

O aplicativo “1,2,3 Kids Fun Coloring Book“, por exemplo, apresenta 60 páginas com desenhos de colorir para as crianças e 20 opções de lápis de cor. Ele auxilia no desenvolvimento da habilidade motora e da criatividade.

O jogo “1,2,3 Kids Fun Music Box” pode ser utilizado em sala de aula para incentivar o reconhecimento de sons e instrumentos musicais. Ele encoraja os pequenos a desenvolverem a própria música e ainda estimula as habilidades motoras.

Já o game “Lavar e Tratar Animais” incentiva o carinho e o cuidado com os bichos e desenvolve as habilidades motoras das crianças. Ele ainda mostra, de maneira divertida, a importância dos cuidados diários com higiene e alimentação.

como evitar a inadimplênciaPowered by Rock Convert

Essa combinação de exercícios pode ser complementada com atividades manuais, como o uso de instrumentos e a disponibilização de brinquedos como blocos de construção e quebra-cabeça.

Estímulo ao raciocínio

O mundo virtual também incentiva as crianças a controlarem personagens e executarem ações que exigem lógica e raciocínio. Por isso, muitos jogos ajudam a melhorar a atenção e a memória dos pequenos e servem como verdadeiro estímulo para o desenvolvimento de funções cognitivas.

Há aplicativos disponíveis em celulares e tablets para crianças de todas as idades. O “Bimi Boo Kids“, por exemplo, disponibiliza 12 atividades que incentivam a percepção visual e o raciocínio lógico. Ele instiga o reconhecimento de diferentes tamanhos e objetos, ensino de números, jogo de memória com animais, separação de itens por cores e outras opções. Ele pode ser usado por crianças entre 2 e 5 anos.

Criatividade

Os games educativos também estimulam a criatividade dos alunos desde cedo, com atividades de montar, colorir e sobre animais e ambientes. O “Jogo de Montar“, por exemplo, permite que as crianças criem cidades de maneira lúdica.

O “Baby Craft” proporciona diversas atividades, como jogo de vestir, criação de um parque temático e estimula o aprendizado sobre os animais de estimação em um playground.

Maior interação com professores e pais

Os jogos eletrônicos educativos também são uma maneira de aproximar professores e pais do mundo da criança. Alguns deles permitem a atividade em dupla e estimulam a interação com outras pessoas. Essa é uma maneira de facilitar o convívio social e criar espaços para diálogos em sala de aula.

Mais resultado na aprendizagem

Também há games que auxiliam os alunos a compreenderem melhor o mundo da matemática e do português. Eles podem servir de complemento ao que o professor explica em sala de aula, pois são maneiras de aprender brincando.

O “Alfabetizando 2.0“, por exemplo, auxilia no aprendizado de nomes de objetos e letras. Ele apresenta módulos que vão desde o básico ao avançado e pode ser usado para trabalhar o alfabeto com o uso de imagens e sons divertidos.

O jogo “Sons de Animais” ensina o nome de mais de 80 bichos e os sons que eles emitem. Tudo de maneira descontraída para as crianças.

Já o game “Aprender a Contar” utiliza personagens coloridos e alegres para ensinar números às crianças. Há opções de atividades como:

  • comprar alimentos em loja;
  • contar a quantidade de verduras em hortas;
  • escolher a equipe para viagens espaciais;
  • participar de uma fábrica de contar e embalar comida;
  • compartilhar pizza com amigos.

Essa é uma verdadeira aula de matemática para os pequenos, que utiliza personagens divertidos para ensiná-los.

Viu quantas opções de jogos eletrônicos educativos que podem ser usados em sala de aula? Eles ajudam as crianças a aprender brincando e aproximam o professor ao universo do aluno. O que acha de colocar essa ideia em prática?

Aproveite também para compartilhar este post em suas redes sociais e ajude outros professores preocupados com a qualidade da educação!

Sistema de gestão escolar infantilPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *