Como captar mais alunos através do marketing boca a boca?

Você já comprou algum produto ou contratou algum serviço por que seu amigo ou parente te indicou? Se sim, você passou por um processo de marketing boca a boca.

Na área educacional, sobretudo em escolas de educação infantil, essa modalidade de compartilhamento de informações é muitas vezes crucial para a escolha de pais em relação a instituição que seus filhos vão estudar.

Por esse motivo, neste artigo você irá entender como o essa estratégia poderá aumentar a captação e retenção de alunos em até 2x  mais do que o marketing tradicional.

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Impactos e benefícios

Na educação é notório a preocupação dos pais em relação a qual instituição de ensino se fará a matrícula dos seus filhos. Todos sempre querem escolher a melhor escola, mas quando se trata do ensino fundamental ou infantil, esse cuidado é ainda maior para as famílias, já que existem muitas dúvidas em relação ao preparo dos profissionais da instituição, qualidade das instalações, as atividades pedagógicas que serão trabalhadas, entre outras.

O marketing boca a boca é uma das formas mais fortes de como as pessoas fazem a recomendação da sua escola para os amigos. Apesar de parecer uma ação simples, ele pode aumentar as chances de escolha do seu educandário por parte dos familiares.

Para se ter uma ideia, esse tipo de recomendação é responsável por 21% das vendas de livros, conforme o instituto Nielsen. A força da opinião e conselho de amigos  representa 77% na escala de persuasão quando se trata de informação sobre novos produtos.

Utilizar esse método na sua escola também pode aumentar o engajamento da família com a escola e fortalecer a tríade escolar (pais, alunos e escola) através da necessidade de uma participação mais próxima dos pais em relação às atividades que os pequenos estão desenvolvendo.

Além de implantar um bom e eficaz programa de indicações é essencial colocar em prática algumas estratégias, para que sua instituição se destaque das outras e seja a primeira opção de escolha durante o período de matrícula.

Dicas para otimizar seu marketing boca a boca

Envolva os pais nas tarefas de casa

Envolver os parentes com as atividades dos alunos é essencial para aumentar sua participação no contexto escolar. No ensino infantil é natural a preocupação e o acompanhamento dos pais em relação às atividades de casa e também as de sala de aula.

Uma boa oportunidade está em aproveitar essa preocupação dos pais para propagar a sua escola. Os pais amam compartilhar os resultados de seus filhos com parentes e amigos. Logo, a marca da sua escola fica aparente e fortalecendo sua instituição.

Cuidado com as exigências da escola e tenha atenção com o tipo de atividade e enviadas para casa. Pense em tarefas que envolva o aluno, que sejam dinâmicas, fáceis de resolver e passem um conhecimento significativo.

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Pense que os pais possuem outras atividades em casa, dessa maneira o seu envolvimento não poderá ser saturado, o que pode tornar esse engajamento negativo. A percepção da família sempre deve ser: “A escola do meu filho é a melhor”.

Interaja com a comunidade em torno da instituição

Ao buscar interagir com a comunidade próxima da escola, a instituição será ainda mais conhecida e presente no dia-a-dia das pessoas. Esse pode e será o momento ideal de promover a indicação.

Que tal uma festa no fim do ano aberta ao público? Essa estratégia pode engajar comunidade, pais, alunos, diretores, professores e promover sua escola de forma indireta.

É o momento ideal para a escola ser bem falada na boca de todos os membros da família do estudante. É o momento para conhecer melhor cada aluno e aproximar a escola do dia a dia da comunidade, aqueles que precisam desfrutar bem dos seus serviços para indicar sua instituição.

Aproveitar as datas comemorativas para fazer algum tipo de ação também podem auxiliar. Mas fique atento com sua programação em relação a diversidade e esteja aberto a pluralidade da formação familiar. E esses fatores devem ser considerados para que sua instituição não dê um tiro no pé, na hora de engajar a comunidade e pedir indicações.

Workshop e apresentação de atividades

Um workshop, ou um dia de apresentação de atividades desenvolvidas pelos alunos podem ser uma boa estratégia para potencializar o marketing boca a boca da instituição. Alguns temas importantes como a educação de filhos, atividades escolares, podem ser bastante atrativos para os pais.

Mesmo em instituições de pequeno porte é possível organizar um evento como esse. Basta que a direção volte a atenção para uma atividade diferente, e que envolva a participação de todos os membros da escola, inclusive os alunos, em uma oficina.

É importante que a instituição saiba e repasse a informação aos pais, sobre seus direitos em acompanhar os filhos. Esse pode ser um tema para o seu próximo workshop, em vista a participação futura dos pais.

Utilize um programa de indicações

O marketing boca a boca, sem dúvidas é a melhor estratégia para engajar os familiares de seu aluno e ainda proporcionar a captação de novas matrículas. Sabendo que engajamento e vendas também são essenciais para sua instituição, desenvolver um programa de indicações é ideal para aprimorar o relacionamento entre todos.

É importante se atentar aos quatro pilares da indicação:

  • Peça indicações, sempre que você fizer ações de envolvimento na sua instituição. A recomendação sempre será a ação de marketing de maior peso para a aquisição de novos estudantes.
  • Facilite a indicação com um programa. Indicar deve ser tão fácil e natural quanto seus alunos sair da sala de aula na hora do intervalo.
  • Recompense seus estudantes ou sua família pelas indicações recebidas. Um desconto na mensalidade da instituição pode ser uma boa estratégia.
  • Transparência sempre será essencial. Forneça a sua promessa e tenha um olhar voltado para a satisfação de alunos e pais com a escola. Lembre-se sempre do bom diálogo e de engaja-los em todas as suas ações.

Por fim, se o aluno estiver motivado e engajado com sua instituição com toda certeza esse será o momento de você realizar voos altos e adquirir novos estudantes utilizando o marketing boca a boca!

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