Metodologias eficazes para ensino de idioma na educação infantil

Plano de aula segundo a BNCCPowered by Rock Convert

Para que as crianças tenham melhor aproveitamento das aulas de línguas estrangeiras, é preciso focar em metodologias eficazes. Conheça algumas!

Muitos pais incentivam o aprendizado de idiomas desde cedo na vida dos filhos. Alguns alegam que o aprendizado é mais natural e mais fácil se o idioma estrangeiro for incluso desde cedo no cotidiano das crianças.

As escolas, principalmente de caráter privado, estão incluindo cada vez mais cedo as disciplinas relacionadas a idiomas no programa escolar, começando a incluir estas matérias desde a educação infantil. 

Mas existem vários questionamentos e dúvidas sobre as metodologias de ensino de idiomas na educação infantil, além do momento certo para introduzir os idiomas na vida das crianças.

Para sanar algumas dúvidas, selecionamos informações úteis. Acompanhe o texto e veja, inclusive, as metodologias mais eficientes!

Qual o momento correto para ensinar idiomas?

Não existe idade correta para começar a introduzir o idioma estrangeiro na vida das crianças, o que acontece é que todos temos fases da vida em que a facilidade de aprendizado de uma língua estrangeira é maior. 

A infância é sim o momento mais fácil para se aprender um novo idioma, pois a criança está desenvolvendo sua fala, aprendendo pronúncias. Então pode ter o aprendizado muito mais ágil do que de um adulto. 

O cérebro da criança realiza mais conexões neurais, com volume de transmissão de informações maiores que um adulto, tendo maior facilidade de absorver conhecimentos. Muitas pessoas acreditam que primeiro a criança tem de ser alfabetizada no seu idioma nativo, para depois começar a aprender um novo. 

Essa ideia não tem fundamento, inclusive já existem estudos que comprovam que existem benefícios em se aprender o idioma estrangeiro, paralelamente ao idioma nativo. 

O aprendizado de diversos idiomas

Quando falamos em aprendizado de um segundo idioma, o inglês logo vem à mente. É o idioma mais ensinado nas escolas bilíngues. Mas, hoje em dia, saber inglês não é mais um diferencial, é uma necessidade.

Então, incentivar o aprendizado de outros idiomas além do inglês pode já preparar a criança para o mercado de trabalho no futuro. Praticar exercícios de espanhol e francês, além do inglês, pode trazer desde já vantagens profissionais e pessoais para os pequenos.

Formação ContínuaPowered by Rock Convert

Metodologias para o ensino de idioma para crianças

As metodologias indicadas para o aprendizado de outras línguas durante a infância envolvem dinamismo e práticas lúdicas. É possível investir em diferentes técnicas, com metodologias eficazes para o ensino de idiomas ainda na educação infantil.

Conheça alguns métodos!

Música

Ensinar idiomas através da musicalização é uma prática eficaz e divertida. Músicas com o alfabeto, animais, números e cores pode ser um método diferente de aprendizado. A criança pode não entender as palavras, mas sua audição ficará mais apurada, treinando a identificação dos sons. 

A escuta passiva também pode auxiliar no aprendizado, estando em um ambiente com música ou vídeos em língua estrangeira, a assimilação dos sons e palavras pode ficar mais fácil.

Jogos

Os jogos e brincadeiras permitem que as crianças aprendam brincando. De forma lúdica, eles trazem as informações de um jeito atraente, fazendo a criança aprender de um jeito fácil e divertido.

A internet trouxe uma revolução nos materiais de apoio pedagógicos, principalmente se tratando do aprendizado de língua estrangeiras. Hoje, existem milhares de cursos on-line de idiomas, como a Babbel. 

Os cursos podem ser segmentados para diversas fases da vida, incluindo jogos para crianças. Existem aplicativos e sites que ensinam idiomas por meio de jogos para todas as idades.

Aulas interativas

Nas aulas on-line, os jogos e atividades já dão conta da interatividade necessária para fazer com que o aprendizado seja mais fácil. Nas aulas práticas ou no dia-a-dia, fazer com que o aprendizado seja interativo não é tão difícil quanto aparenta.

Aulas práticas, dinâmicas em grupo, vivências culturais, enfim, todas essas práticas podem fazer com que o ensino de idiomas seja divertido e de fácil aprendizagem. Aulas de culinária, festas multiculturais, vivências e passeios em museus ou outras atrações pertinentes, tudo isso pode imprimir cada vez mais o idioma estrangeiro na mente das crianças, fazendo com que aprender seja divertido e informativo. 

Além dessas dicas, é importante tornar o aprendizado em algo prazeroso, investindo também no ambiente, deixando-o mais lúdico. 

Então, preparado para oferecer a melhor didática no ensino de idiomas para as crianças? 

 

Curriculo segundo os campos de experiência da BNCCPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *