O eu, o outro e o nós: como trabalhar esse campo de experiência na educação infantil?

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No que diz respeito à educação infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reestruturou as áreas de conhecimento tradicionais (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza) em campos de experiências com abordagem interdisciplinar. O objetivo é fazer com que as crianças sejam capazes de atribuir, de fato, um sentido prático aos conhecimentos a elas ensinados.

A BNCC estabelece cinco campos de experiências essenciais para o desenvolvimento infantil. Neste artigo, abordaremos de maneira específica o campo de tema “O eu, o outro e nós”, apontando suas características e propostas, dicas de abordagens pedagógicas, entre outras questões.

Boa leitura!

Curriculo segundo os campos de experiência da BNCCPowered by Rock Convert

A proposta do campo de experiência “o eu, o outro e nós”

Este campo está relacionado ao autoconhecimento e à construção de relações, com todas as especificidades que acarretam. Busca-se desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito.

Ao entender-se melhor, a criança se fortalece enquanto indivíduo e estará mais apta, também, a aceitar as diferenças nas relações. O sentimento de pertencimento ao grupo, coletividade e o respeito às diversidades culturais também são aspectos a serem trabalhados e desenvolvidos em sala de aula.

Este campo tem a função de facilitar a compreensão do mundo ao redor em crianças naturalmente curiosas e dispostas a explorar o entorno social. Na medida em que são fornecidas informações sobre modos de vida diferentes ao que a criança está habituada, diminui-se a tendência ao estereótipo e preconceito, tornando a convivência mais empática e acolhedora.

Tão logo a criança entenda essa dinâmica de vivência em sociedade, baseada no respeito e no autocuidado, sua autoestima melhora e características que serão importantes na vida adulta começam a se desenvolver.

Portanto, o papel primordial dos professores e diretores das instituições de ensino deve ser guiá-los nos primeiros passos desse caminho, estimulando e orientando a boa convivência entre os colegas e os adultos que fazem parte do meio social do aluno.

Competências socioemocionais da BNCCPowered by Rock Convert

Como trabalhar esse campo de experiência em sala de aula

Mais que transmitir conhecimentos teóricos, o grande desafio dos diretores e docentes que trabalham com o público infantil é criar abordagens que estimulem o desenvolvimento socioemocional da criança. Estes profissionais, ao longo do tempo, assumiram a função de não apenas ensinar, mas formar cidadãos para a vida.

Nesse sentido, algumas atividades práticas serão fundamentais para transmitir conceitos tão complexos a alunos em tão tenra idade. De forma lúdica, os aspectos relacionados ao campo “o eu, o outro e nós” – autoconhecimento, coletividade, profundidade dos laços afetivos – podem ser incutidos de maneira natural.

A metodologia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) divide as crianças do ensino infantil em três categorias: crianças de 0 meses a 1 ano e 06 meses; de 01 ano e 07 meses a 03 anos e 11 meses; e crianças de 04 anos a 05 anos e 11 meses.

Para cada faixa etária, uma abordagem diferente é necessária e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento também mudam. A seguir explicaremos com mais detalhes as peculiaridades de cada grupo e dicas para aplicar nas salas de aula.

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Confira:

Crianças de 0 a 01 ano e 06 meses

Para crianças que possuem a idade acima mencionada, são propostos os seguintes objetivos de aprendizado e desenvolvimento:

  • Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos, as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações;
    Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos;
  • Reconhecer as sensações de seu corpo em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso;
  • Construir formas de interação com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social;
  • Demonstrar sentimentos de afeição pelas pessoas com as quais interage;
  • Desenvolver confiança em si, em seus pares e nos adultos em situações de interação.

Para estes fins, podem-se realizar atividades que estimulem a interação com outras crianças e também com adultos, priorizando a autoconfiança e confianças em terceiros.

Alguns exemplos são atividades em conjunto na brinquedoteca, dinâmicas ao ar livre com outras pessoas e estímulos sensoriais por meio de diferentes objetos, materiais e até mesmo por meio da música.

Crianças de 01 ano e 07 meses a 03 anos e 11 meses

Neste grupo, os objetivos educacionais estão focados em estimular e desenvolver os aspectos a seguir:

  • Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos, além de uma imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios;
  • Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos;
  • Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender;
  • Habituar-se a práticas de cuidado com o corpo, desenvolvendo noções de bem-estar;
  • Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;
  • Valorizar a diversidade ao participar de situações de convívio com diferenças;
  • Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

Algumas dicas para trabalhar as habilidades propostas incluem o aprendizado necessário para ter autonomia em pequenas tarefas, como se alimentar, lavar as mãos e vestir a própria roupa. A criança também precisa ser incentiva a verbalizar os seus sentimentos e resolver conflitos de maneira pacífica com o auxílio de um adulto.

O educador também deve estimular a troca de brinquedos entre os alunos, contar histórias cujas narrativas são diversas da realidade em que ela está inserida, além de promover atividades artísticas como desenhos, pinturas e colagens.

Crianças de 04 anos a 05 anos e 11 meses

Por fim, a última categoria da educação infantil é incluída na BNCC de acordo com os objetivos abaixo listados:

  • Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;
  • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
  • Atuar de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
  • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
  • Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura a pessoas e grupos diversos;
  • Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto e cuidados com a aparência;
  • Compreender a necessidade das regras no convívio social, nas brincadeiras e nos jogos com outras crianças;
  • Manifestar oposição a qualquer forma de discriminação;
  • Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
  • Neste contexto, recomenda-se a realização de atividades que incentivem o pertencimento ao grupo e a empatia pelas diferenças, fazendo entender que as relações se baseiam no respeito mútuo.

A prática esportiva é bastante útil neste sentido, na medida em que trabalha a coletividade, cooperação, compreensão e seguimento de regras. Propor tarefas em grupo também é recomendado.

Outra dica é estimular a verbalização dos sentimentos e visão de determinado fato da vida da criança por meio, por exemplo, do compartilhamento sobre como foram as férias com o restante da turma.

Com base no exposto neste artigo, você estará apto (a) a fazer as mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular em sua instituição de ensino.

Oriente os professores sobre o campo de experiência “o eu, o outro e nós” e dê a eles o substrato para que a abordagem pedagógica seja a mais eficiente possível.  Tenha em mente que a educação extrapola as paredes da sala de aula e que a sua escola forma mais que alunos: forma cidadãos melhores.

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4 Comentários

  1. Avatar

    Gostei muito de tudo aqui….
    Obrigada

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  2. Avatar

    BOM DIA,GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES.
    OBRIGADA

    Responder
  3. Avatar

    olá bom dia estou com extrema dificuldade de montar avaliação descritiva do aluno faixa etária bebês Crianças de 01 ano e 07 meses a 03 anos e 11 meses, não sei por onde começar dentro da bncc da qual nosso cmei começou a introduzir nesse ano agradeço se puder me ajudar.

    Responder

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