O filme “O Rei Leão” sob a visão da educação infantil

Plano de aula segundo a BNCCPowered by Rock Convert

A estreia do novo filme “O Rei Leão” se tornou assunto frequente em sites de notícias e entretenimento, nas redes sociais e até mesmo nas conversas entre amigos e familiares. Um clássico da Disney de 1994 volta às telas do cinema no formato live action, uma animação com reprodução realista bem próxima dos animais que compõem o “elenco” do filme.

A estreia mundial é no dia 18 de Julho e a maioria dos ingressos das primeiras sessões já estão esgotados. É um dos filmes mais aguardados do ano e a divulgação tem sido grandiosa ao redor do mundo inteiro. A Disney espera bater o recorde de bilheteria que pertence à primeira versão do filme, em formato 2D.

Artistas renomados foram escalados para dar voz e vida aos personagens. Entre eles, a cantora Beyoncé e o ator e rapper Donald Glover.  Aqui no Brasil, a cantora Iza e o ator Ícaro Silva são responsáveis pela dublagem dos personagens principais.

Confira o trailer do novo filme:

Como trabalhar o filme “O Rei Leão” com as crianças

A história de Simba, o herdeiro do trono e destinado a se tornar o rei da selva, é um dos contos que marcou a infância de muitos pais e professores da atualidade. Esse é apenas um dos vários motivos para utilizar a história do Rei Leão na educação infantil.

Selecionamos alguns pontos e ensinamentos abordados no filme que podem ser trabalhados em sala de aula. Confira as dicas e personalize algumas atividades com os seus alunos:

Ciclo da vida

É muito importante fazer com que as crianças compreendam os ciclos existentes em diversas relações da vida. Tudo possui um início e um fim e, na mesma intensidade, existe um recomeço.

Essa reflexão pode ser percebida durante as cenas em que mostram o período em que Mufasa é o rei da selva e quando deixa de ser, bem como a sucessão de Simba ao trono e todos os obstáculos a serem enfrentados.

Com o apoio dos pais, a escola pode preparar as crianças para lidar com situações que vão além da sala de aula. Proporcionar intervenções que fujam da rotina e exijam pensamentos mais elaborados para resolver problemas, encarar derrotas e superar falhas.

Relação com o Meio Ambiente

O Rei Leão apresenta a cadeia alimentar de forma lúdica e atrativa. Utilize esse gancho para elaborar atividades relacionadas ao consumo e o comportamento dos seres humanos, animais e a natureza.

Pense também em como associar a questão do desmatamento, as espécies de animais e plantas ameaçados de extinção e a importância da preservação do meio ambiente.

Formação ContínuaPowered by Rock Convert

A filosofia Hakuna Matata

Hakuna” quer dizer “não há” e “Matata” significa “problemas”.

O termo vem do idioma suaíli, língua de alguns países da África e sua tradução remete a um estilo de vida mais leve e positivo.

A mensagem que o filme traz com os personagens Timão e Pumba é para que as pessoas possam aproveitar a vida sem se preocupar tanto, curtir e contemplar a beleza das coisas, das pessoas e cultivar bons sentimentos.

Realize uma atividade musical com os seus alunos utilizando o clipe abaixo:

Vínculo afetivo

A relação familiar entre pais e filhos é evidenciada diversas vezes no decorrer do filme. Mufasa e Sarabi  representam a importância do cuidado e dos ensinamentos dos pais. Na ausência deles, Timão e Pumba são a prova de que família também se faz através da convivência e de relações que envolvem carinho, afeto e empatia.

Em sala de aula pode-se trabalhar a personalização dos pais por meio da associação com os personagens e atividades que envolvam a descrição de características dos responsáveis pela criação do aluno.

É interessante, também, propor trabalhos em grupo que instigue a parceria entre os colegas de classe e interações relacionadas ao respeito, carinho e solidariedade.

Sessão de cinema 

Você pode fazer uma sessão de filme com a primeira versão animada para os alunos dos primeiros períodos. Providencie uma TV grande ou um telão para exibir o filme na escola. Não se esqueça de preparar pipoca para a criançada!

Para as crianças maiores, organizar uma excursão para o cinema e assistir ao lançamento é uma excelente opção de atividade extra classe. Combine previamente com os pais e verifique a possibilidade com a empresa responsável pelo cinema.

Após conferir essas dicas, tenho certeza que você vai querer utilizar “O Rei Leão” em suas aulas!

Aqui no blog da Educação Infantil você encontra diversas dicas e sugestões de atividades para serem desenvolvidas na escola. Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Curriculo segundo os campos de experiência da BNCCPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *