Confira 5 dicas para manter a organização da secretaria escolar

Muitos papéis, várias tarefas, diversas responsabilidades. A rotina de uma secretaria escolar infantil envolve uma série de desafios. Dada a grande importância desse setor para o funcionamento da instituição, é essencial estar bem atento a todos os aspectos que o envolvem. Desde as práticas do dia a dia até as tomadas de decisão precisam ser bem geridas e organizadas para que se obtenham bons resultados.

Uma secretária escolar tem de ser capaz de analisar documentações referentes aos estudantes, receber pais e responsáveis para atendê-los em suas demandas, responder legalmente por vários aspectos administrativos institucionais, entre outras ações. 

Diante desse cenário, seguir um passo a passo para a organização do setor pode ajudar e muito. É justamente isso que vamos ensinar neste artigo! Continue a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Conte com bons materiais

Quais são as primeiras imagens que vêm à sua mente quando se fala em organização? É possível que você tenha imaginado armários, gavetas, pastas, enfim, que tenha pensado em materiais que ajudam a deixar tudo em ordem. É justamente nisso que você deve investir para que sua secretaria escolar possa ser vista como um bom espaço para se trabalhar.

Adquira produtos que se encaixem perfeitamente no espaço que você tem disponível. Como em escolas infantis esse ambiente costuma ser mais compacto, é preciso usar a criatividade. Opte por aqueles itens que são úteis e não têm uma dimensão muito grande. Eles deverão abrigar documentos, materiais de escritórios, como canetas, lápis, clips, algum produto de limpeza imediata, entre outros.

Depois, é importante que você estimule a utilização desses materiais. Muitas vezes, quem trabalha diretamente na secretaria escolar já está tão acostumado a deixar documentos espalhados ou a não guardá-los imediatamente após o uso que acaba não criando o hábito de organizá-los nos locais destinados a isso. Mostre o quanto essa ação é importante até para que a rotina no local flua melhor.

Mantenha a limpeza na secretaria escolar

Ter bons materiais para manter tudo organizado é muito importante. No entanto, você não pode ficar restrito a isso. Além de contar com itens que possibilitem que tudo fique bem guardado e no lugar certo, é essencial investir na limpeza da secretaria escolar.

Um lugar que não recebe atenção constante nesse sentido passará uma imagem ruim da instituição, dando a impressão ao público de que, por lá, as coisas são feitas de maneira displicente.

Isso é algo bastante grave, pois a secretaria escolar, principalmente de uma escola infantil, é uma espécie de cartão de visita. As pessoas precisam perceber o cuidado e o carinho com o local para que, assim, acreditem que todo o resto é tratado com o mesmo zelo.

Sempre que possível, verifique como está a limpeza do lugar. Muitas vezes, as coisas começam bem, mas, com o tempo, vão se desorganizando novamente e diversos detalhes vão ficando em segundo plano. Não permita que isso ocorra.

como evitar a inadimplênciaPowered by Rock Convert

Foque o bom atendimento

Se você seguiu as dicas dadas até aqui, certamente já percorreu metade do caminho para oferecer um bom atendimento. Afinal, as coisas fluem de maneira muito melhor quando o profissional está inserido em um ambiente agradável, organizado e com uma boa estrutura. Mas, claro, isso não é tudo.

É de fundamental importância que as pessoas que recorrem à secretaria escolar recebam um tratamento adequado. Isso não quer dizer apenas ter educação e respeito – embora sejam estes fatores indiscutivelmente essenciais –, mas também saber atender as demandas da melhor forma possível. É necessário conseguir responder às dúvidas e até mesmo um ou outro conflito que possa ocorrer, com agilidade e segurança.

Lembre-se de que a organização não diz respeito somente ao ambiente físico, mas também à maneira como um profissional lida com a rotina e os desafios diários.

Conserve a organização da secretaria escolar

Essa cena não costuma ser incomum: termina-se um trabalho e, ao contemplar tudo o que foi feito, vem aquela satisfação. As coisas estão todas organizadas e no lugar certo, a limpeza é tanta que deixa até um cheiro agradável no ar. No entanto, passam-se alguns dias – na melhor das hipóteses – e o cenário é completamente outro. A bagunça que reina no local é tamanha que o lugar fica praticamente irreconhecível.

Não adianta nada organizar a secretaria escolar e não manter o que foi feito. É muito importante criar hábitos que prezem pela boa conservação do espaço. São atitudes simples do dia a dia, mas que fazem muita diferença, como sempre voltar com algo para o lugar de onde ele saiu, guardar tudo o que foi usado assim que o objeto não for mais necessário, entre outras ações.

Utilize recursos tecnológicos

A tecnologia, atualmente, oferece uma série de facilidades para o cotidiano dos profissionais das mais diferentes áreas. Na secretaria escolar, essa realidade não é diferente. Contar com o auxílio de ferramentas que ajudam a gerir as documentação, a comunicação, entre outros aspectos, otimiza o tempo, melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho e faz as pessoas se concentrarem em outras tarefas que também precisam de atenção.

Com essa atitude, você será capaz de diminuir e muito as atividades manuais, que em diversas vezes tomam um tempo desnecessário. Poderá, por exemplo, cadastrar professores, suas respectivas disciplinas e também os alunos, além de ter a possibilidade de oferecer uma melhor comunicação entre a secretaria escolar e as famílias, entre outras funcionalidades.

Além disso, muitas coisas que estão em papel poderão passar para o computador por meio de um sistema integrado e eficaz. Assim, não só o espaço físico ficará mais organizado, como também os documentos importantes poderão ser encontrados bem mais rapidamente, facilitando a rotina do local.

Extremamente necessária, a organização da secretaria escolar possibilita que quem trabalha nela esteja muito mais confortável para exercer a sua função, entregando resultados bem melhores. Além disso, causa uma excelente impressão para o público externo.

Nesse sentido, a utilização do WGiz fornece uma importante contribuição. O sistema descomplica os processos que envolvem o gerenciamento das escolas infantis e ajuda a organizá-las de maneira exemplar. Confira agora as funcionalidades dessa eficiente ferramenta!

Sistema de gestão escolar infantilPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *