Entenda como aplicar pesquisa de satisfação dos pais com a escola

A pesquisa de satisfação dos pais com a escola é uma ferramenta indispensável e que deve ser usada para aprimorar e definir novas estratégias de gestão escolar. Ela permite entender as perspectivas e expectativas dos pais e responsáveis sobre a instituição de ensino e determinar melhorias no desenvolvimento da educação e na solução de problemas.

É possível adequar o questionário de acordo com a necessidade da escola. Dessa forma, a pesquisa também serve para analisar pontos como recursos físicos e tecnológicos, qualidade do material didático, processo de avaliação, entre outros.

O diagnóstico estreita a relação família-escola e é importante não apenas para os gestores, mas também para os pais e alunos, que passam a usufruir das mudanças e dos serviços oferecidos pela escola.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda como aplicar pesquisa de satisfação dos pais com a escola. Boa leitura!

Crie um questionário

O primeiro passo é criar e estruturar a pesquisa completa. Para isso, existem muitas opções, como seguir o modelo Net Promoter Score (NPS) ou gerar perguntas mais amplas e completas.

Uma boa opção é iniciar o teste com perguntas mais gerais e direcionar, aos poucos, para as mais específicas. Isso permite que o gestor tenha um maior nível de detalhamento das respostas, podendo conhecer os pontos que devem ser mudados ou que podem ser mantidos.

Outro detalhe muito importante é perguntar se os pais indicariam a escola para outras famílias. Esse é um dos fatores que mais determinam o sucesso e o crescimento escolar, pois ninguém indica o que não gosta ou não confia.

Escolha o canal de divulgação

Usar a tecnologia é essencial nesse momento. Em geral, as pessoas olham seus e-mails diariamente, e por isso, o ideal é enviar o link para a pesquisa por esse meio de comunicação. Além disso, a escola pode informar a data de realização da pesquisa por meio do site ou das redes sociais. Assim, os responsáveis podem se programar para responder o questionário com antecedência.

Lembre-se de que o ideal é que a pesquisa seja anônima, pois isso garante respostas mais sinceras. Além disso, o convite deve ser atrativo e deixar todos os objetivos claros. Assim, as chances de rejeição são menores.

Aplique a pesquisa de satisfação dos pais com a escola

A pesquisa pode ser aplicada por meio de formulários online. Boas opções são o Survey Monkey, o Google Forms e o Typeform — a interface de todos é amigável e simples, além de apresentarem versões gratuitas.

Caso o engajamento não esteja alto e o índice de respostas não seja satisfatório, é interessante reenviar o e-mail. Nesse momento, informe sobre a importância de participar da pesquisa.

Mensure os resultados

Após recolher todas as respostas, comece a conferir os resultados. Quanto mais objetiva a pesquisa for, mais fácil essa etapa será, e a partir dessa análise, começa o momento de elaborar estratégias de mudança.

Caso a taxa de satisfação esteja elevada, não é necessário intervir nos processos educacionais. Porém, é importante ler as sugestões com atenção e acatar aquelas que forem relevantes para a escola.

Divulgue os resultados

Por fim, é fundamental divulgar um relatório com os resultados gerais da pesquisa de satisfação dos pais com a escola. Esse documento pode ser compartilhado por e-mail ou no site, cartazes também podem ser afixados nos corredores.

Não deixe de comunicar, também, todas as estratégias que a escola deseja adotar para aumentar a satisfação dos pais. Se possível, defina e informe prazos para que cada mudança ocorra.

Conheça os modelos

Existem modelos de questionários com uma ou várias perguntas, mas cada um é mais útil em determinada situação. Entenda, a seguir, como estruturar uma pesquisa nesses modelos.

NPS

A metodologia Net Promoter Score (NPS), que abordamos anteriormente, apresenta apenas uma indagação básica. Nesse caso, a pesquisa é de fácil confecção e aplicação. Os resultados também são fáceis de serem interpretados, pois a principal linha de investigação desse modelo gira em torno de uma pergunta descomplicada: em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria a escola?

Em geral, 0 significa que a pessoa não recomenda e 10 que recomenda muito. Depois, as respostas são categorizadas e é obtido o grau de satisfação e lealdade dos pais. O cálculo do NPS é padronizado de forma bem simples: primeiro, as respostas são separadas em grupos — de 0 a 6 são negativas, 7 e 8 são neutras e 9 e 10 são positivas.

Depois, é preciso avaliar o percentual correspondente a cada conjunto diante do volume de respostas. Por fim, é possível descobrir a taxa que resulta da diferença dos positivos retirados os negativos. Esse valor é o índice NPS da escola.

Questões diversas

Já a pesquisa de satisfação dos pais com a escola com várias questões pode ser direcionada para avaliar serviços prestados, projetos desenvolvidos, qualidade do material didático, infraestrutura da escola, entre outros.

Por isso, não existe um número exato de perguntas, mas é interessante seguir um roteiro para que o questionário fique organizado. Depois, é preciso definir uma escala de respostas para que seja possível medir o grau de satisfação dos pais — uma boa opção é colocar valores de 1 a 5, por exemplo.

Também é importante definir uma legenda, como 1 é péssimo e 5 é excelente. Essa escala deve ser mantida durante toda a pesquisa, para não causar confusões. Isso também permite que o entrevistado escolha entre uma opção positiva, negativa ou neutra. Dessa forma, é possível cobrir todos os cenários e ainda manter a neutralidade do questionário.

Outro ponto essencial é pedir justificativas, caso queira avaliar mais a fundo a opinião dos pais. Ter um campo exclusivo para deixar críticas ou sugestões também é uma boa estratégia.

Realizar uma boa pesquisa de satisfação dos pais com a escola é fundamental para promover o engajamento e assegurar que as expectativas e os objetivos de toda a comunidade escolar estejam alinhados. Quando a escola está preparada para ouvir e se transformar, ela consegue a confiança de todos e passa a oferecer uma melhor experiência educacional.

Gostou do nosso conteúdo? Quer contar com um software para gestão educacional e otimizar as atividades do dia a dia da escola? Então entre em contato conosco e conheça a AIX Sistemas!