Por que implementar o uso de tecnologia na sua escola infantil?

Você já se perguntou quais são os benefícios de adotar a tecnologia na escola? Primeiramente, é fato que as ferramentas tecnológicas já fazem parte do dia a dia dos alunos, que utilizam diversos equipamentos para realizar pesquisas, estudar e se comunicar. Por isso, a educação infantil precisa se adaptar a esse novo perfil de aluno e desenvolver novas maneiras de ensinar.

Mais do que uma ferramenta para os estudantes, as tecnologias também contribuem para gerir as atividades da educação infantil. Seja para organizar o calendário escolar, lançar notas e faltas de alunos ou acompanhar os pagamentos de mensalidades, diretores e professores podem se beneficiar diariamente dessas inovações.

Quer conferir as principais vantagens de usar a tecnologia na escola? Veja as informações que trouxemos para deixar você por dentro do assunto:

Qual é a importância de usar a tecnologia na escola?

Segundo um estudo realizado pelo CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), pelo menos 11% das crianças da zona urbana têm o primeiro acesso à internet até os 6 anos de idade, ou seja, o uso de computadores e dispositivos móveis começa cada vez mais cedo.

Um exemplo disso é o fato de vermos, com frequência, pais que utilizam o celular ou o tablet para entreter os filhos durante uma viagem, na sala de espera de consultas médicas ou em restaurantes, atitude que contribui para deixar as crianças cada vez mais conectadas com o mundo digital.

Considerando essa realidade, é fato que as escolas também precisam se adequar a esse novo perfil de aluno, que busca mais interatividade e processos dinâmicos de aprendizado.

As novas gerações aprendem cada vez mais rápido, sabem utilizar equipamentos tecnológicos com facilidade e têm forte inclinação para os jogos eletrônicos. Então, por que não aproveitar esses recursos para ensinar?

Hoje, existem diversos canais online que disponibilizam histórias infantis, jogos educativos e músicas que estimulam a criatividade dos pequenos. Isso facilita a inserção da tecnologia no ambiente escolar e permite que as crianças se sintam motivadas para aprender e desempenhar as atividades planejadas pelos educadores.

Além disso, a tecnologia também pode contribuir para a realização de trabalhos burocráticos da educação infantil, controle financeiro e relacionamento com os pais, e é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Quais benefícios a tecnologia pode trazer?

A tecnologia permite estimular o aprendizado dos alunos, otimizar as atividades da gestão escolar e incentivar o crescimento da escola. Veja abaixo como isso acontece:

Permite a criação de um ambiente virtual de aprendizado

A tecnologia na escola contribui para criar ambientes inovadores e repletos de possibilidades para os alunos. Isso torna as aulas mais atraentes e transforma o processo de aprendizagem.

Ela também ajuda a despertar a curiosidade, propiciando novas descobertas. Em outras palavras, podemos dizer que as inovações oferecem novas experiências, conhecimento de outras culturas, aprendizado de línguas estrangeiras e desenvolvimento de competências importantes para o crescimento dos pequenos.

Além de tudo isso, essa é uma maneira de inserir as crianças no mundo digital e ensiná-las a utilizar as ferramentas para o bem. Essa prática irá prepará-las para o futuro, quando elas precisarão fazer pesquisas por conta própria em colégios, faculdades e no ambiente de trabalho.

Garante mais qualidade e eficiência na educação infantil

A tecnologia permite que novas metodologias de ensino sejam criadas para oferecer uma educação moderna e de qualidade para os alunos. Ela possibilita o uso de novas abordagens em sala de aula, aumenta a interatividade e deixa o ambiente mais favorável para o aprendizado.

Essas ferramentas também encorajam o aluno a aprender novas maneiras de se comunicar e pensar, podendo contribuir até mesmo para a realização de cursos e oficinas de atualização dos professores.

Vamos a um exemplo prático? Imagine que você quer agendar uma palestra para sua equipe escolar, mas o profissional reside em outra cidade e não tem disponibilidade de viajar. Com ferramentas online, é possível fazer a transmissão ao vivo, realizar perguntas e ouvir as respostas, tudo sem gastar com transporte, hospedagem e outros custos acarretados pela vinda de um profissional.

Melhora a comunicação entre os pais e a escola

As ferramentas tecnológicas contribuem para aumentar as possibilidades de comunicação entre os pais e a escola. Afinal, muitas soluções permitem o envio de mensagens online, o acompanhamento das atividades desenvolvidas em sala de aula e o esclarecimento de dúvidas.

Assim, os pais não precisam ligar para a escola a todo o momento, pois terão mais proximidade com os professores. Consequentemente, eles ficarão mais satisfeitos com as atividades desenvolvidas em sala de aula, serão mais participativos e podem até se tornar divulgadores da escola.

Aperfeiçoa a gestão escolar

Uma grande vantagem do uso da tecnologia na escola é a possibilidade de monitorar todos os processos e atividades desenvolvidas. O gestor consegue verificar o fluxo de caixa, os inadimplentes, o planejamento das atividades dos professores, a elaboração do calendário escolar e muito mais.

As soluções tecnológicas permitem aperfeiçoar a gestão escolar e o conhecimento detalhado sobre a situação financeira da educação infantil. Dessa forma, o gestor consegue tomar decisões mais acertadas sobre os investimentos que podem ser feitos e negociar valores mais atrativos com os fornecedores.

Facilita o registro de informações pedagógicas

Você já parou para pensar no retrabalho que existe no ambiente escolar? Quantas vezes o professor precisa anotar as informações em papel para depois repassá-las para a direção ou os pais? E quanto papel é gasto para imprimir informativos, lembretes e outros documentos que, muitas vezes, poderiam apenas ser enviados por e-mail?

Ao utilizar tecnologias modernas, os professores ganham tempo para se preocupar com o que realmente importa: o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos. Afinal, eles podem lançar todas as informações diretamente no sistema, garantindo melhorias nas práticas pedagógicas de forma automatizada.

Diminui o tempo investido nas tarefas

O uso da tecnologia na escola otimiza o trabalho dos professores e do gestor escolar ao permitir que as informações sejam visualizadas, em tempo real, em um mesmo painel no computador.

Isso diminui os custos para a escola, o tempo investido na realização de tarefas e reduz as possibilidades de erros. Consequentemente, gestores e professores podem se dedicar ao estudo e planejamento de atividades que favorecem o aprendizado dos alunos e a qualidade da educação.

Viu só como adotar a tecnologia na escola é essencial para manter a qualidade da educação e dar mais agilidade para as tarefas do dia a dia? Para acompanhar outras novidades e dicas sobre gestão escolar, basta acompanhar nossas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!