Por que sua instituição precisa de gestão escolar? Confira dicas práticas!

Qual o segredo para conduzir uma instituição de ensino para que ela cumpra sua missão que é oferecer excelência em educação? A resposta passa pela gestão escolar.

Não importa o tamanho da escola, o método de ensino utilizado e nem o tamanho de sua estrutura. No fim das contas o que toda instituição de ensino quer é oferecer educação de qualidade, formar bons alunos e ter uma boa relação com as famílias.

O problema é que, em meio a tantos desafios da administração da escola, muitos diretores nem conseguem pensar nessa missão. Eles estão atolados com demandas, “pepinos” e reclamações que parecem se multiplicar.

Veja bem: não estamos falando em administrar a escola a partir de tarefas burocráticas e decisões isoladas. O conceito de gestão escolar está relacionado a uma visão muito mais abrangente da instituição, à melhoria de processos e a decisões planejadas, que levarão a essa eficiência desejada.

É claro que a definição do currículo escolar, a capacitação dos professores e todas as demandas relacionadas à área pedagógica estão entre as principais ações de uma escola. Mas, se a direção priorizar a gestão escolar, então vai garantir uma base sólida para que todas as áreas funcionem em harmonia. Essa é a única forma de garantir resultados expressivos em qualidade de educação.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é gestão escolar?

A gestão escolar se caracteriza pela direção da instituição de ensino a partir da perspectiva de negócio. Isso não tem nada a ver com foco em lucro e muito menos com mudar a missão da escola. Pelo contrário, o gestor leva em consideração não apenas os objetivos da instituição, mas também sua cultura, o mercado que está inserida, os diferenciais a oferecer. É um olhar muito mais amplo para a escola.

As ações do gestor escolar estão voltadas para melhorar os processos dentro da escola infantil. É ele que vai garantir que as rotinas sejam cumpridas, que os recursos sejam utilizados de forma sustentável, que os alunos estejam aprendendo e se desenvolvendo, que os professores estejam motivados.

Mas, como? Isso nem parece humanamente possível, certo? É que ele não vai fazer nada sozinho. E é aí que a administração escolar se difere da gestão escolar. O gestor não terá tarefas burocráticas ou técnicas, como fechar o valor da matrícula ou, ainda, definir o currículo escolar. Ele vai delegar isso aos responsáveis. A verdade é que ele será um guardião do planejamento e dos processos internos.

Leia também: Você sabe como definir um orçamento anual em escolas? Entenda mais!

Enquanto um administrador cria e disponibiliza bons recursos para a condução da escola, o gestor faz o planejamento e determina a forma como esses recursos serão utilizados para que a instituição atinja sua missão. A gestão escolar é totalmente orientada por resultados e, por isso, usa da melhor forma possível cada ativo que a escola tem: recursos financeiros, estrutura, educadores e demais colaboradores.

O que cabe dentro dessa gestão escolar?

Como já dissemos, a gestão escolar abarca todas as áreas da escola infantil: desde as mais burocráticas como secretaria e financeiro, até as que estão diretamente ligadas à atividade-fim da escola, como a área pedagógica.

O gestor não vai executar todas as tarefas, mas ele precisa monitorar todos os processos e garantir que cada atividade funcione da forma adequada, de acordo com o planejamento.

Conheça algumas dessas áreas e como a gestão escolar pode atuar nelas:

Gestão Pedagógica

A elaboração do currículo escolar é uma tarefa destinada aos educadores, mas antes disso a gestão escolar atua na construção da base. De forma colaborativa, ela vai construir os princípios da educação naquela escola, definir e aprimorar as metodologias de ensino e estabelecer metas para a área pedagógica. O objetivo da gestão nessa área é garantir o ensino de qualidade.

Gestão Administrativa

O gestor atua junto ao administrador na garantia de uma ambiente adequado para o ensino. Isso inclui a manutenção do patrimônio, o desenho eficiente das rotinas da secretaria e o fluxo de compras de materiais ou suprimentos. O planejamento da gestão escolar ainda inclui todo o estudo e ações para que a escola cumpra as leis e diretrizes relacionadas à atividade daquela organização.

como evitar a inadimplênciaPowered by Rock Convert

Gestão Financeira

A missão da gestão escolar no financeiro é assegurar que as contas estejam equilibradas e o recurso aplicado de forma eficiente. Para isso, o gestor participará do planejamento de entrada e saída de recursos, criação de estratégias para diminuição de custos fixos e redução de inadimplência, além de ações para aumento de novas matrículas. A gestão deverá desenhar os fluxos para que os recursos sejam destinados às áreas sem furos ou desperdícios.

Gestão de Pessoas

Cuidar das pessoas é uma das missões mais importantes da gestão escolar. O departamento de RH permanece com suas funções de contratação e retenção de talentos, mas o gestor vai além.

Ele vai criar processos para incentivar a formação continuada dos educadores, para promover engajamento dos colaboradores e disseminar a cultura da escola infantil.

É importante que o gestor pense, por exemplo, em ferramentas que facilitam as rotinas dos funcionários ou, ainda, que melhoram a comunicação com os alunos e suas famílias.

Como começar? Veja dicas práticas:

É comum se sentir perdido diante da grandiosidade da missão da gestão escolar. De fato, a tarefa é complexa, mas, por outro lado, é só por meio dela que a escola vai conseguir simplificar seus processos. O que quero dizer é que vale a pena o trabalho inicial para criar uma boa gestão. Os resultados compensam!

Certo, você já se convenceu de que esse é o melhor caminho. Mas, por onde começar, afinal? Nós preparamos algumas dicas que podem ajudar:

Planejamento é a palavra!

A gestão escolar não existe sem planejamento. Essa é, inclusive, uma das grandes diferenças entre o conceito do administrador para o gestor numa instituição de ensino. Não dá para conduzir uma escola apagando incêndios, agindo sob demanda e tomando decisões a toque de caixa. Em todas as áreas que o gestor atuar ele precisa de um bom planejamento em mãos, que leva em consideração a missão da escola, os objetivos com aquele setor e as metas.

Analise a concorrência

Como boa parte dos gestores escolares vêm do mundo da educação e não dos negócios eles não estão habituados em pensar em concorrência. Mas, não há problema algum em analisar as escolas que atendem o mesmo público que a sua instituição. 

Não tem nada a ver com espionar ou copiar ideias, mas com aprender sobre o mercado em que sua instituição está inserida. Ao analisar a concorrência, a gestão aprende boas práticas e inova.

Olhe para dentro

Analisar o que acontece no mercado é ótimo, mas olhar para sua própria instituição e fazer uma reflexão profunda sobre seus processos é vital. 

Essa análise interna deve incluir tanto o levantamento de falhas e furos, quanto os diferenciais que a organização tem a oferecer. Uma boa forma de praticar autoanálise é fazendo perguntas como: Onde sempre é preciso apagar incêndio? Quais tarefas demandam mais tempo dos colaboradores? Quais os principais feedbacks positivos?

Comunique-se!

Um gestor escolar precisa, acima de tudo, se comunicar bem. Entenda: não adianta fazer uma belo planejamento se ele não for comunicado adequadamente à equipe. É essencial que os colaboradores participem do processo de construção das metas e que também sejam incentivados para que elas se tornem cultura.

Tenhas as ferramentas certas

Uma boa gestão escolar também precisa de ferramentas eficientes para ajudá-la a dar conta do desafio. Um software que facilita processos do financeiro, da secretaria, da comunicação e de outras áreas é essencial para garantir a organização das informações e diminuir os erros.

Conheça o WGiz! E se você quiser aprender mais sobre gestão escolar, acesse nosso ebook Gestão Escolar na Prática para a Educação Infantil.

Sistema de gestão escolar infantilPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *