Propaganda da escola: saiba como divulgar sua instituição de ensino

Para conquistar novos alunos, uma escola de educação infantil precisa mostrar aos pais que a instituição oferece condições adequadas que valorizem o aprendizado e bem-estar dos seus pequenos. Assim sendo, é por meio da propaganda da escola que é possível destacar-se em um mercado tão competitivo como o educacional.

Pensando nisso, elaboramos este post. A seguir, explicaremos o passo a passo para desenvolver o planejamento de ações para publicidade da escola de educação infantil. Também, apresentaremos uma série de dicas de marketing voltadas para esse segmento. Acompanhe!

Quais são as etapas para o planejamento das ações de propaganda da escola?

Qualquer estratégia de marketing precisa seguir um planejamento adequado, baseado em estudos que envolvam o público-alvo, os objetivos que se deseja alcançar, etc.

Estude o seu público-alvo

O primeiro passo para desenvolver um planejamento de divulgação da escola é estudar o seu público-alvo. É preciso ter conhecimento sobre o que os pais das crianças julgam relevante para matricular o filho em uma escola de educação infantil.

Para compreender melhor o público-alvo, é possível fazer uma pesquisa com os pais que já têm filhos matriculados na sua escola, perguntando o que os levou a optarem por esse educandário e não uma escola concorrente.

Estabeleça objetivos claros

Depois de compreendido o público-alvo, é necessário que sejam estabelecidos objetivos claros para a campanha de marketing da escola. Qual é o seu desejo com esse trabalho? Você deseja conquistar novos alunos? Ou, então, quer apenas manter os que já têm, mas baixar a sua taxa de desistentes? Pretende informar os pais sobre um adicional que escola está oferecendo, como aulas de musicalização ou gamification?

Tudo isso precisa ser levado em consideração, pois apenas com objetivos bem definidos é possível traçar estratégias que sejam realmente assertivas para um negócio da área do ensino infantil.

Defina o orçamento para propaganda da escola

É importante que também seja definido um orçamento de marketing, ou seja, um valor que será destinado mensalmente para o marketing da escola. Nesse caso, é preciso levar em consideração uma série de fatores.

O orçamento de publicidade deve ponderar o valor pago à agência de publicidade contratada, ou então ao funcionário interno responsável por isso, as mídias que serão utilizadas nas campanhas, etc.

Defina a mensagem que será transmitida

A mensagem que será transmitida nas divulgações também é muito importante e deve estar sempre de acordo com aquilo que o público-alvo espera de uma escola infantil.

É necessário ter muito cuidado com a linguagem dos anúncios, para que ela não seja muito difícil de ser entendida e também não dê margem para interpretações dúbias. É o caso do termo “escolinha”, que deve ser evitado, por poder passar uma ideia pejorativa de uma escola de educação infantil, minimizando a sua importância.

Selecione as mídias em que estará presente

Também devem ser avaliadas as mídias em que os anúncios da escola estarão presentes. Aqui, novamente, o conhecimento acerca do público-alvo é muito relevante. Isso porque você precisa entender quais são os hábitos dos pais em relação ao consumo de mídias, para poder investir nos canais mais adequados.

Os pais de alunos em idade pré-escolar da sua região têm o hábito de escutar uma determinada emissora de rádio? Eles leem algum jornal da sua cidade? Ou são mais conectados e preferem acessar as redes sociais, como o Facebook e o Instagram?

É preciso encontrar respostas para essas perguntas e assim desenvolver campanhas nos canais que forem mais certeiros para atingir o público que você está buscando para a escola.

Avalie os resultados

Tão importante quanto planejar e executar uma estratégia de publicidade da escola é mensurar os resultados que ela trouxe. Por isso, após o término de cada campanha, verifique se o saldo foi positivo.

Se o objetivo da divulgação era atrair novos alunos, por exemplo, analise se a quantidade de matrículas realizadas foi satisfatória. Em caso positivo, é possível repetir a estratégia em outras oportunidades. Já, no caso negativo, devem ser identificados possíveis erros, para que eles não voltem a ser cometidos no futuro.

Dicas de marketing para escolas de educação infantil

A seguir, mostraremos mais algumas dicas de marketing para você aplicar ao fazer divulgação da escola de educação infantil.

Aposte em um diferencial atrativo

A sua escola não pode oferecer apenas o mais do mesmo. Por isso, mostre os seus diferenciais, como aulas extras, atividades proporcionadas aos alunos, qualidade do lanche, etc.

Desenvolva capital social

Por capital social, entende-se ser autoridade em um assunto, ou seja, mostrar que a sua escola é uma referência na área de educação. Para isso, uma boa estratégia é desenvolver ações de marketing de conteúdo, tendo um blog da escola, em que podem ser desenvolvidos artigos feitos pelos professores, com dicas sobre educação, saúde, cuidados com crianças, etc.

Divulgue os resultados alcançados

Se a sua escola foi premiada em algum concurso, se recebeu alguma certificação autenticando a qualidade de sua infraestrutura, entre outras circunstâncias, é preciso divulgar os resultados alcançados.

Tenha uma identidade visual

Trabalhar um conceito visual adequado é necessário para que você possa desenvolver materiais institucionais e publicitários da escola com um padrão. Por identidade visual, compreende-se o logotipo da escola, bem como as suas cores que devem ser utilizadas em materiais, grafismos em geral e tipografia.

Esteja presente na internet

Hoje, boa parte das trocas pessoais ocorre na internet, devido à popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis. Por isso, não fique de fora do meio virtual. Além de ter um blog, como já mencionado, você pode investir nas redes sociais e utilizá-las para divulgar fotos e vídeos do dia a dia da escola.

Isso passa transparência para quem segue os perfis e demonstra como a escola preza pela qualidade em suas atividades. Ao utilizar fotos de alunos nas redes sociais, ou em qualquer outro tipo de mídia, é preciso ter a autorização por escrito dos pais, para evitar problemas como processos por uso indevido de imagem.

Gostou do nosso artigo sobre propaganda da escola? Agora ficou mais fácil de divulgar a sua instituição!

Siga aprendendo conosco e leia o nosso artigo sobre “4 dicas de organização escolar durante a matrícula”.