Revisão do projeto político pedagógico segundo a BNCC: como fazer?

Desenvolver objetivos eficientes para a escola consiste em um dos grandes desafios dos diretores. O Projeto Político Pedagógico se insere nesse contexto como um instrumento relevante, capaz de proporcionar a delimitação das metas e criar ações que construam a identidade do educandário.

Em 2017, o Governo aprovou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta os conteúdos ensinados na educação básica. Com isso, muitos profissionais da área se questionam sobre como fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico segundo a BNCC.

Se você ainda não sabe, continue lendo nosso artigo. Separamos as perguntas mais comuns para ajudá-lo a desenvolver um PPP que aprimore a eficiência da escola. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é o Projeto Político Pedagógico?

Para entender como adequar o PPP à BNCC, é preciso entender no que consiste o Projeto Político Pedagógico e os principais critérios que o sustentam. Como você já deve ter percebido, é ele que define a imagem da escola, contando com uma ação ativa de todos os gestores, professores, alunos, funcionários e familiares.

Com uma interação fortalecida entre os principais atores escolares, é necessário estabelecer propostas que serão executadas em um determinado período de tempo.

Para isso, a diretriz elementar é considerar a escola e, por consequência, a educação como um espaço de formação humana, possibilitando um desenvolvimento crítico e consciente a respeito da sociedade e das formas de relações interpessoais.

Desta maneira, torna-se pedagógico ao delinear as práticas educacionais integrantes dos processos de ensino-aprendizagem. Justamente por isso, cada PPP se constitui de modo único, embora possam apresentar aspectos similares entre uma escola e outra.

Lembre-se de que o desenvolvimento do PPP figura como obrigatoriedade escolar, estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a fim de tornar a educação democrática considerando a participação da escola, da família e da comunidade na sua criação. O projeto ideal deve apresentar:

  • identificação e missão da escola;
  • comunidade de atuação;
  • plano de ação;
  • dados sobre os projetos de aprendizagem;
  • funcionamento do relacionamento escola-família;
  • aspectos administrativos e financeiros que sustentam as práticas escolares.

Se quiser saber mais sobre como montar um Projeto Político Pedagógico para educação infantil, confira nosso guia completo!

Plano de aula segundo a BNCCPowered by Rock Convert

Como ele deve ser feito em relação à BNCC?

Antes da implementação da BNCC, os planos poderiam ser desenvolvidos seguindo os itens listados. No entanto, a Base Nacional Comum Curricular introduz diferentes competências que os alunos da educação básica precisam apresentar ao finalizar a creche e a pré-escola.

Isso garante a uniformização do ensino, possibilitando um aprimoramento da qualidade educacional e refletindo no estímulo do aprendizado e do compartilhamento do conhecimento entre os alunos.

Votada em dezembro de 2017, a BNCC divide a educação básica em etapas, o que resulta em uma visão mais ampla a respeito da evolução do aprendizado. Com sua homologação, as escolas são obrigadas a revisar e adaptar seus PPPs, para englobar as habilidades que os alunos devem adquirir ao concluir cada etapa.

Abaixo, explicamos quais são os principais elementos que você precisa considerar ao montar seu PPP segundo a BNCC. Confira!

Revisão do Projeto Político Pedagógico

Para que o projeto esteja de acordo com a BNCC, a escola deve estimular o engajamento da equipe docente, discente e das famílias para construir um PPP colaborativo e democrático, abarcando as necessidades reais e as ambições escolares.

Uma das mudanças mais impactantes é a transparência e a comunicação ativa com a família dos jovens. Há diversas formas de estabelecê-la: uma excelente alternativa consiste em realizar plenárias que deem voz a todos, ou criar um conselho específico para a elaboração do projeto.

Por fim, o diretor fica responsável por organizar o trabalho e os resultados dos encontros. Ele redige um documento oficial e o divulga à toda comunidade escolar por meio de distribuição física ou reunião com pais, professores e funcionários.

Com isso, você garante o aumento da qualidade de ensino, além do engajamento das famílias nesse período de transição e o fortalecimento do vínculo entre sua escola e a comunidade de professores e alunos.

Atualização dos materiais didáticos

Outro ponto importante que precisa fazer parte do PPP é a atualização dos materiais didáticos.

Assim como é importante revisar e atualizar as práticas pedagógicas, a BNCC exige que os materiais sejam modernizados para potencializar as práticas dos alunos e estimular seus aprendizados.

Reestruturação curricular

Como um dos objetivos da BNCC consiste em democratizar a educação, outro passo fundamental é reestruturar o currículo a fim de qualificar o ensino-aprendizado da educação básica.

Para isso, deve-se avaliar o contexto real da escola e direcionar as atividades para uma melhor formação.

Quais são as mudanças trazidas pela BNCC?

Para que a revisão e a estruturação aconteçam de adequadamente, é preciso analisar as mudanças que a Base Nacional Curricular traz para então fortalecer a educação básica e o aprendizado singular.

Abaixo, listamos as principais modificações para você considerar durante o desenvolvimento do PPP.

Preferências às ciências exatas

Uma das principais ações da BNCC é reforçar o ensino das ciências exatas na educação infantil, incentivando os alunos a estudarem e entenderem a construção de gráficos e tabelas e a criação de bancos de dados, por exemplo.

Além disso, o ensino religioso passa a ser optativo e as ciências humanas devem ter foco nos fatos em ordem cronológica, evitando o trabalho dos processos sociais interconectados.

Competências a serem desenvolvidas

Conforme você notou, a revisão do PPP se pauta, principalmente, em considerar quais são as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver. Para facilitar a compreensão, separamos as mais importantes:

  • entendimento da realidade compartilhada;
  • uso correto da aprendizagem no contexto social;
  • liberdade para explorar a curiosidade intelectual nas abordagens científicas;
  • criação do senso estético, potencializando a valorização e o reconhecimento das diferentes culturas e suas formas de manifestação;
  • utilização do conhecimento na linguagem falada, escrita, em libras, corporal, tecnológica e artística para a expressão pessoal;
  • conhecimento das tecnologias e suas formas de comunicação;
  • emprego da comunicação de forma crítica, ética e reflexiva.

Alfabetização até o segundo ano

Por fim, outra mudança fundamental da BNCC no ensino básico é a exigência da alfabetização até o segundo ano, proporcionando uma educação igualitária e facilitando o nivelamento entre os alunos.

Para que haja eficácia, a alfabetização deve ser o centro das atenções pedagógicas nos dois primeiros anos. Assim, fortalece-se a construção de diferentes conhecimentos da Língua Portuguesa e se dá ganha autonomia e protagonismo frente à sua realidade, estimulando a participação em aula e uma maior socialização entre os alunos.

Para fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico segundo a BNCC, é necessário considerar vários pontos importantes, como os que trouxemos no texto de hoje.

Lembre-se de realizar uma reestruturação curricular com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, de propor ações participativas e democráticas entre família, escola e aluno e, ainda, de ponderar as mudanças trazidas pela Base Nacional Curricular.

E então, nosso artigo foi útil para você? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudá-lo novamente!

Sistema de gestão escolar infantilPowered by Rock Convert

6 Comentários



  1. Avatar

    Gostei muito das postagens, já houve compreensão de algumas informações importantes. senti que vou aprender muito com as dicas e informações aqui postadas.

    Responder
    1. Avatar

      Que legal, obrigado pelo feedback Nara. Esperamos contribuir muito para seu aprendizado! 😀

      Responder
    1. Avatar

      Ficamos muito felizes por ter contribuído Claudia, qualquer dúvida estamos a disposição! 😀

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *