9 itens que não podem faltar no site para escola

A internet trouxe muitas transformações à rotina das pessoas. A maneira como nos comunicamos com o mundo, hoje em dia, quase que inevitavelmente passa pelo ambiente virtual. Acessamos contas bancárias, nos informamos, emitimos documentos etc. Nesse sentido, criar um site para escola se tornou imprescindível, pois a revolução digital também está deixando sua marca na educação.

Por isso, investir em tecnologia na escola é uma atitude que indica o interesse do estabelecimento de ensino em ser reconhecido no mercado. No sentido educacional, o site é visto como um lugar de interação da comunidade escolar. Como empresa, funciona como uma vitrine para atrair novos alunos.

Quer saber mais sobre a importância de um site e quais itens não podem faltar no ambiente virtual da sua escola infantil? Continue a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Proposta pedagógica

O primeiro item importante de ser trabalhado é a proposta pedagógica. Ela representa a identidade escolar, contendo as diretrizes básicas que guiam o trabalho dos educadores e a atuação da comunidade. No mundo hiperconectado, esse documento passou a ter uma relevância crucial para demonstrar como o estabelecimento de ensino se alinha às demandas sociais.

Nessa perspectiva, deixar essa informação acessível no site é uma maneira de reafirmar para as famílias o compromisso da gestão com a educação e o ensino. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de atrair pessoas que buscam um lugar para matricular os filhos e se identifiquem com o projeto político pedagógico apresentado.

2. Equipe de pedagogos e professores

Dar espaço à equipe de pedagogos e professores também é uma questão benéfica em duas circunstâncias: primeiro, é importante que os pais dos alunos conheçam os profissionais encarregados da educação de seus filhos e, segundo, é uma maneira de construir a credibilidade da escola como empresa — principalmente no sentido de mostrar a expertise dos profissionais que nela atuam.

Nesse ponto, vale lembrar que é interessante mostrar os currículos dos professores e pedagogos, dando destaque a títulos, cursos e especializações. Além disso, é uma maneira de valorizar a sua equipe pedagógica.

3. Projetos que estão sendo trabalhados

O sucesso de uma escola não é reflexo apenas do cumprimento da grade curricular. As bem-sucedidas são conhecidas por seus projetos extracurriculares e atividades interdisciplinares. Datas comemorativas, festas folclóricas, práticas esportivas, feiras de conhecimento, tudo isso pode ser mostrado, com fotos e vídeos, no site.

4. Cursos que estão sendo oferecidos

Como empresa, sua escola pode usar o site como uma vitrine para apresentar diferenciais a pais que procuram um bom lugar para matricular os filhos. Uma maneira de fazer isso é criando um espaço para mostrar os cursos oferecidos e como eles podem contribuir para o desenvolvimento das crianças.

Pense nessa seção como uma divulgação de produtos e serviços ofertados. Cursos de inglês, aulas de natação ou outros esportes, artesanato, entre outros. Mostre quem são os professores, os materiais e livros utilizados e os possíveis custos extras que essas atividades complementares possam acarretar para os pais. Deixe tudo bem detalhado, pois informação é fundamental para atrair a atenção de quem está na internet.

5. Área de contato

Mostrar como entrar em contato com a escola é essencial. Essa informação já deve estar clara e visível na própria home do site. O telefone e a localização no mapa devem ser enfatizados e receber destaque. Endereço, e-mail e redes sociais também precisam estar acessíveis.

Além disso, disponibilizar um formulário de contato para que o visitante possa solicitar informações ou cotações da mensalidade pode acelerar o processo de atração de novos alunos. O formulário é uma ferramenta para gerar leads, ou seja, estabelecer contato com pessoas interessadas na sua escola por meio da obtenção de dados.

6. Infraestrutura

Outro item essencial do site é a infraestrutura. Pais e responsáveis querem que seus filhos tenham acesso a melhor educação possível, e isso passa pelo ambiente físico que essas crianças vão frequentar. Use fotos e/ou animações em 3D para dar uma noção clara das dependências da sua escola. Salas de aula, banheiros, biblioteca, secretaria, cantina, quadra de esportes, enfim, mostre tudo o que puder ser mostrado.

7. Redes sociais

As pessoas costumam passar bastante tempo nas redes sociais. Por isso, elas são um excelente ambiente para criar conteúdo e mostrar o dia a dia da sua escola. Nesse sentido, o site e as redes sociais precisam, mutuamente, potencializar os resultados uns dos outros. Ou seja, o site deve ter links que direcionem as pessoas para as redes e vice-versa.

8. Blog

O blog de um site para escola pode servir para compartilhar conteúdo sobre as atividades cotidianas dos alunos, novidades do mundo da educação, dicas pedagógicas e explicações sobre o papel dos educadores na formação de crianças. É importante que esses materiais sejam autênticos e guiados pelos princípios do marketing de conteúdo, para que o site seja encontrado por quem está na internet.

Nessa perspectiva, vale destacar que o conteúdo postado deve ser planejado e escrito de acordo com uma estratégia que vise passar informações relevantes, fortalecer a imagem da sua escola e trazer melhores resultados para ela.

9. Portal do aluno

O portal do aluno é voltado para as informações de cada criança. Nele, a gestão pode deixar as famílias a par do que acontece no cotidiano escolar, como substituição de professor, eventos comemorativos, presença de algum palestrante ou visita importante, alterações em horários e locais de aula etc. O portal é uma maneira interessante de automatizar essa comunicação e promover uma gestão descomplicada.

Outras vantagens do portal do aluno são:

  • acompanhar o lançamento de notas;
  • observar o registro de conteúdo de cada aula;
  • fazer download de materiais de estudos.

Por meio dessas ferramentas, é possível, também, facilitar a participação dos pais ou responsáveis na vida escolar de seus filhos, pois o ensino é conduzido de maneira transparente e participativa.

Criar um site para escola é um passo importante para crescer e consolidar-se como um espaço de educação infantil sério, modernizado e por dentro das tendências tecnológicas. Além disso, a presença virtual pode ampliar o alcance da sua marca e ajudar na captação de novas matrículas.

A AIX Sistemas é uma empresa de software educacional que atua no mercado há mais de 27 anos, atendendo escolas brasileiras e internacionais (países lusófonos) de pequeno, médio e grande porte. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho da educação, oferecemos um produto que permite o controle integrado das áreas acadêmica, pedagógica, administrativa, contábil e financeira.

Por isso, se você deseja inovar e manter a competitividade da sua escola infantil no mercado, entre em contato conosco. Juntos, vamos encontrar a melhor solução para transformar a sua gestão.