Quatro motivos para investir em tecnologia na educação infantil

O futuro anunciado tantas vezes por filmes como “O exterminador do futuro” ou desenhos como o famoso “Os Jetsons” definitivamente deixou de ser coisa de ficção científica ou da fantasia e, agora, bate à nossa porta. Vivemos a era do 4.0 para tudo, inclusive para a educação e, por isso, a tecnologia na educação infantil se faz cada vez mais necessária.

É preciso se reinventar para formar os nativos digitais e dar conta da demanda da personalização do ensino.

Nesse processo de adaptação há sempre aqueles que tentam travar o processo. Professores, coordenadores, donos de escolas podem olhar para toda essa transformação digital e agir com descrença ou preconceito. Mas esse é um dos primeiros desafios a serem vencidos pelos profissionais do setor. Ignorar a tecnologia ou resistir a ela é a pior escolha, tendo em vista que os alunos que chegam à sala de aula já são indivíduos completamente transformados pelo mundo digital.

É preciso que os profissionais entendam que a tecnologia não vai substituí-los. Pelo contrário, as possibilidades de automação trazidas pelas máquinas vão liberar os professores e gestores dos trabalhos repetitivos, de forma que eles se concentrem nas estratégias de ensino. Além disso, a tecnologia na educação infantil traz possibilidades incríveis como a Realidade Aumentada, o aprendizado por jogos e o acompanhamento de desempenho, que vão potencializar os resultados em sala de aula.

Se você ainda está na fase de resistir às ferramentas digitais veja por que implementar o uso de tecnologia na sua escola infantil.

Tecnologia na educação infantil e automação da gestão escolar

Já entendemos que vivemos a era da Educação 4.0, mas nada disso será possível se a escola não estiver minimamente inserida no meio digital. Trabalhar com interpretação de dados sobre o desempenho dos alunos, por exemplo, dependerá de um sistema que colete essas informações. Por isso, antes de sonhar com um rebuscado plano de ensino cheio de soluções com tecnologia na educação infantil, a escola precisa garantir que os seus processos estão automatizados.

Um sistema gestão escolar é essencial para que o gestor simplifique tarefas burocráticas e aperfeiçoe processos. O volume de informações e comunicações presentes em uma instituição de ensino é grande demais e, se há uma solução que armazena e processa tudo isso de forma automatizada, por que imobilizar um talento para essas ações repetitivas?

Um sistema de gestão escolar pode oferecer diversas funcionalidades, como uma área de cobranças, que pode fazer emissão de boletos, fluxo de caixa e acompanhamento da inadimplência. Outra funcionalidade é a de comunicação: por meio dela, é possível enviar e-mails aos responsáveis pelos alunos ou fazer integrações com aplicativos que notificam os pais em tempo real.

Além disso, o sistema que é personalizado para as escolas infantis auxilia na gestão de documentos e ações que atendam à legislação específica do setor. Por fim, o sistema também pode oferecer um espaço para uso dos professores, de forma que as avaliações, antes manuais ou desorganizadas em diferentes arquivos digitais, sejam lançadas em um único ambiente no software.

Tecnologia na educação infantil: 04 motivos para transformar sua escola

Inserir sua escola infantil no mundo digital começando pela automação dos processos internos é essencial para que ela esteja preparada para as mudanças maiores que estão por vir. Além disso, há ganhos práticos e imediatos, como a diminuição de erros ou perdas na gestão de informação e o acesso a dados que ajudarão na tomada de decisão. Em suma, a utilização de um software na escola traz muitas oportunidades e otimiza o tempo dos profissionais.

Formação ContínuaPowered by Rock Convert

Confira mais quatro motivos para inserir tecnologia na escola:

1 – Melhoria na comunicação com a família

Trazer essa a comunicação escola-família para o ambiente digital não vai causar distanciamento como alguns acreditam. A conversa presencial e a troca de ideias entre pais e professores acontecem normalmente, mas, com o sistema, a escola ganha um importante reforço na tarefa de enviar avisos à família. Entenda como a tecnologia pode contribuir para a comunicação escolar.

O e-mail ou notificações via mobile facilitam o trabalho dos professores, que não precisam mais colar bilhetes nos cadernos das crianças. Além disso, essa forma de comunicação é mais direta, pois está ligada à rotina dos pais, que já usam computadores e celulares no dia a dia, de forma que a mensagem é mais assertiva.

Além disso, o sistema permite que os próprios pais entrem em contato com a escola, facilitando o acesso da família à instituição. Tudo isso reflete não apenas em uma comunicação mais eficiente, mas também na melhoria da experiência dos pais, que se sentirão mais envolvidos no processo de educação dos seus filhos.

2 – Segurança e organização no arquivamento de dados

O volume de informação gerado por uma escola infantil é grande demais. Imagine, agora, quanto de espaço esses documentos ocupam em arquivos e salas nas instituições escolares?

Da mesma forma, a gestão e a organização deles ocupa o tempo de um funcionário, que poderia estar alocado em uma função mais estratégica. Com um sistema de automação da gestão escolar, esses dados são digitalizados e ficam seguros e organizados em um único lugar. Além disso, os riscos de perda, danificação ou roubo são minimizados.

3Diminuição da inadimplência

Um dos desafios mais comuns das escolas infantis é a inadimplência. Embora esse seja um problema que, em último caso, depende mais da família do aluno do que da escola, a tecnologia na educação infantil pode ser útil para evitá-lo.

Isso porque o software dá ao gestor escolar maior controle do histórico de pagamentos de cada aluno, de forma que fica mais simples controlar o pagamento ou não das mensalidades. Por meio do sistema é possível, também, enviar boletos e lembretes do pagamento via e-mail.

4 – Eficiência e redução de custos

Como o sistema centraliza as informações e torna o acesso a elas mais prático, o gestor tem mais recursos em mãos e uma visão mais clara sobre os cenários, o que o ajuda a tomar decisões mais assertivas. Além disso, a melhor gestão financeira auxilia a instituição a aplicar recursos naquilo que realmente vai trazer crescimento e atrair novos alunos.

Um sistema de gestão também contribui para a automatização de vários processos, permitindo que a escola utilize melhor seus funcionários, alocando-os em áreas mais estratégicas para a instituição. Dessa forma, o gestor deixa as tarefas burocráticas de administração para a máquina e investe no campo mais importante para a escola, que é o ensino.

Se você quer conhecer mais sobre um sistema para tirar sua escola infantil da burocracia do manual e trazer resultados de eficiência, conheça o WGiz.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *