Você sabe como utilizar plano de aula na educação infantil?

Em um plano de aula na educação infantil, é possível apresentar tecnologias e métodos tradicionais, unindo diferentes ferramentas em prol dos alunos. Para isso, desde o planejamento, é importante dar prioridade para fatores como a linguagem, a preocupação em ouvir alunos, pais, professores e todos os envolvidos no âmbito escolar.

Uma famosa frase de Paulo Freire diz que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Com ela, o estudioso retrata a importância dos processos pedagógicos no ambiente escolar.

Enfim, um item fundamental para proporcionar um aprendizado consistente é o plano de aula na educação infantil e é por meio desse planejamento que o educador consegue definir as estratégias de ensino, estabelecer as práticas que serão adotadas em sala de aula e organizar um ano de estudos para a educação infantil.

Continue a leitura para saber mais sobre esse conceito!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Qual é a importância do plano de aula na educação infantil?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9394 de 1996), a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela tem como papel proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, considerando seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Para oferecer uma educação de qualidade, o gestor precisa priorizar o plano de aula na educação infantil. Por meio dele, a escola consegue organizar as atividades que serão desenvolvidas com os alunos a fim de despertar o desenvolvimento deles.

Por esse motivo, é papel do diretor da escola estimular os professores para que desenvolvam um planejamento anual. Além disso, a escola também pode oferecer tecnologias que ajudam na melhoria do plano de aula e na organização de atividades mais interativas.

Um plano adequado é um instrumento fundamental para aprimorar as metodologias aplicadas em sala de aula, desenvolver atividades diferenciadas e criativas.

Quais os aspectos que devem ser considerados no planejamento?

plano de aula na educação infantil precisa ser orientado para o aspecto mais importante: a proposta pedagógica da escola. Por isso, os objetivos do documento devem seguir a proposta apresentada aos pais no ato da matrícula.

Lembrando que o plano não precisa ser algo estanque: seus tópicos podem ser negociados em conversas com os pais e alterado de acordo com as reais necessidades e possibilidades dos alunos e da escola.

Também é importante considerar que a sala de aula pode compreender ambientes internos e externos. Isso levará mais dinâmica ao aprendizado dos alunos, estimulando diferentes sensações.

Por exemplo: algumas atividades podem ser planejadas na sala, utilizando aparelhos eletrônicos e brinquedos. Já outras podem ser praticadas em um jardim, para valorizar o contato com a natureza. Além disso, idas a parques, cinemas, museus e outros espaços devem fazer parte do planejamento do ano.

O plano deve ser acompanhado frequentemente pelo professor e pelo diretor da escola, para que ele possa ser adaptado conforme as necessidades dos alunos. Está pronto para descobrir como elaborar um plano de aula na educação infantil de qualidade? Acompanhe os próximos passos!

Plano de aula segundo a BNCCPowered by Rock Convert

Como elaborar um plano adequado?

Na hora de criar o planejamento para o ano, o educador precisa sempre focar a sua atenção no aprendizado dos alunos. Veja as dicas para montar um plano de aula adequado para a educação infantil:

Defina o objetivo e público

Essa é a etapa em que o professor, em conjunto com a direção, precisa definir o propósito das atividades que serão desenvolvidas. É a hora de fazer perguntas como: Em uma turma com crianças de 3 anos, qual é foco de aprendizado dos alunos? — e pensar em respostas para elas.

O plano de aula na educação infantil será criado a partir dessa resposta. Dessa forma, as práticas utilizadas em sala de aula deverão estimular o desenvolvimento físico e emocional das crianças, adequando as atividades de acordo com a capacidade dos alunos.

Por exemplo: em turmas menores, será preciso ensinar a criança a comer e escovar os dentes; enquanto para os maiores, já é possível desenvolver ações para estimular a criatividade.

Com os objetivos definidos é hora de buscar e investigar a usabilidade deles, pensando em um plano de aulas integrado e aplicável. A participação dos alunos também conta na hora de criar um plano de aula na educação infantil.

Pensar em novas formas de aprender é o papel da escola que se preocupa com o melhor desempenho juntamente com a melhor relação.

Use a criatividade

Adote estratégias diferentes para atrair a atenção dos pequenos para as mesmas práticas em sala de aula. Assim, em um momento, pode ser realizada a leitura de histórias infantis para as crianças. Enquanto em outro, podem ser utilizados bonecos de dedo ou conteúdos online para mudar o estilo de ensino.

Outra prática que pode ser utilizada para ensinar os alunos é o uso da música. O professor pode chamar um convidado para tocar violão e cantar com os alunos, pesquisar conteúdos online para desenvolver a audição, pronúncia e coordenação motora das crianças, como acontece com a música “cabeça, ombro, joelho e pé”.

Ensaiar os alunos para fazer musicais e/ou apresentações teatrais também ajudam no desenvolvimento, melhorando quesitos como a memória e a oratória das crianças. Também é possível incluir filmes e desenhos educativos para diversificar as atividades desenvolvidas em sala de aula, além de criar brinquedos com papel, dançar, jogar, entre outras opções.

Use a tecnologia

Os equipamentos tecnológicos, como tablets e celulares, já fazem parte do dia a dia dos pequenos. Algumas vezes, o professor se depara com alunos com pouca idade que já sabem fazer uma pesquisa no Google para encontrar um jogo ou um vídeo do seu desenho favorito.

Portanto, cabe ao educador incluir essas ferramentas em sala de aula para estimular o aprendizado de maneira atraente para os alunos, considerando os cuidados com limite de tempo na frente na tela e os conteúdos para cada idade.

Para tanto, pesquise conteúdos online que podem ser usados em sala de aula. Além disso, adquira equipamentos tecnológicos especializados e preparados para o âmbito escolar. É possível aliar práticas tradicionais às modernas e conquistar a atenção dos alunos.

Defina os materiais necessários no planejamento

Depois de estudar as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula durante o ano todo, é importante listar os materiais necessários para essas atividades. Com uma visão geral do plano de aula na educação infantil, é possível fazer um orçamento dos gastos com materiais, viagens, passeios, entre outras despesas escolares.

Por exemplo: para criar brinquedos de papel, será preciso comprar folhas ou cartolina; para realizar a leitura de histórias, é fundamental ter livros infantis e bonecos, e assim por diante.

Por isso, crie uma lista com as práticas que serão adotadas em um dia de aula e insira o material que será utilizado ao lado. Elas podem ser diárias, semanais e mensais. Veja o exemplo:

HorárioAtividadeAssuntoMaterialObservações
7:30Recepção de alunosSaudação, guardar o material, música.Equipamento de som ou instrumentos improvisados.Variar a ordem de atividades.
8:00Contação de históriasA escolherLivro infantil, bonecos ou história onlineVariar o estilo durante a semana.
9:00BrincadeirasEstimular a criatividadeJogos de montar, blocos, papel e giz de cera.Alternar os estilos.
10:00LancheLancheAlimentos
11:00Regar plantas e recolher brinquedosDesenvolvimento de responsabilidadeRegador, caixa para guardar brinquedos.Mudar as atividades durante a semana.

Faça um passo a passo e avaliações

Além do planejamento anual, é preciso fazer um plano de aula diário. Com o apoio de aplicativos e softwares, o professor pode ter acesso a boas ideias para colocar em prática diferentes atividades que contemplem o conteúdo que deve ser aplicado durante o ano.

As aulas mais interativas podem vir intercaladas com aulas mais tradicionais. O desenvolvimento de diversas habilidades é resultado da integração da tecnologia com livros, caderno, materiais tradicionais e outros meios para atingir os objetivos pedagógicos.

Utilize ferramentas práticas para criar o plano de aula na educação infantil

Para facilitar a criação do plano de ensino e controlar as atividades realizadas em sala de aula, a direção pode recomendar o uso de ferramentas tecnológicas.

O aplicativo GoConqr, por exemplo, permite que o educador planeje aulas criativas e possa compartilhar o conteúdo com outros professores. Dessa maneira, ele estimula a troca de ideias e a interação entre profissionais.

Alguns softwares dão agilidade à criação de planejamentos em sala de aula, criação de calendários de atividades e gráficos comparativos. Basta escolher a melhor opção para a sua escola e utilizar a tecnologia a seu favor.

Agora que você sabe como utilizar um plano de aula na educação infantil, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais?

Sistema de gestão escolar infantilPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *